Foi registado, na noite de quinta-feira, mais um tornado de fogo, desta vez num incêndio em Unhais da Serra, no concelho da Covilhã. O momento foi gravado em vídeo - que pode ver na galeria acima.
"Acaba de se registar um tornado de fogo em Unhais da Serra. O incêndio está a lavrar com muita intensidade e o vento continua intenso o que dificulta muito o combate às chamas. O incêndio segue ativo e fora de controlo, no Parque Natural Serra da Estrela e na Serra da Gardunha", escreveu a conhecida página 'Meteo Trás-os-Montes' na rede social Facebook.
O incêndio da Covilhã, sublinhe-se, começou no dia 13, em Arganil, no distrito de Coimbra.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro, e durante o mês de agosto registaram-se tornados de fogo em Aguiar da Beira e Moimenta da Beira e até em Casal de Santa Teresinha, também na Covilhã.
No caso do fenómeno em Alvite, Moimenta da Beira, o IPMA explicou que se tratava de um redemoinho de fogo, também conhecido como turbilhão de fogo, e foi causado por altas temperaturas e ventos à superfície.
"Não classificamos como tornado, a definição mais específica tem a ver com a estrutura da coluna do vórtice e a sua génese. Aquilo que visualizei foi um turbilhão de fogo, um redemoinho de fogo", explicou à agência Lusa Paulo Narciso, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o responsável da Divisão de Meteorologia de Radar, que estuda os pedidos de ocorrência de tornados, este tipo de fenómeno, com uma duração muito curta, cerca de 20 segundos, pode acontecer mais vezes do que o número de registos.
"Nos fogos florestais existem condições potenciadas pelo próprio incêndio para a ocorrência deste tipo de redemoinhos de fogo já que existe um sobreaquecimento", disse Paulo Narciso, adiantando que poderá falar-se "na ordem dos mil graus" de temperatura.
Os fogos em Portugal já provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ao abrigo do qual dispõe de dois aviões Fire Boss e de um helicóptero Super Puma, estando previsto chegarem mais dois aviões Canadair ainda hoje.
Segundo dados oficiais provisórios, até 21 de agosto arderam 234 mil hectares no país, mais de 53 mil dos quais só no incêndio que teve início em Arganil.
Leia Também: Mais meios e trabalhos de contenção ajudaram a controlar fogo em Almeida