Três localidades confinadas na Covilhã devido ao agravamento do fogo

O agravamento da frente de fogo que entrou hoje no concelho da Covilhã obrigou ao confinamento em Unhais da Serra, Cortes de Baixo e Cortes do Meio, divulgou a autarquia do distrito de Castelo Branco.

Bombeiros Voluntários Santo Tirso ; Incêndios ; Mirandela ; Fogo ; Portugal

© Bombeiros Voluntários Santo Tirso/Facebook

Lusa
21/08/2025 21:06 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Incêndios

Numa atualização pelas 20h30 na rede social Facebook, a Câmara da Covilhã destacou que, "face ao agravamento e à intensidade com que está a progredir a frente de fogo" oriunda de Seia, no distrito da Guarda, que entrou hoje no concelho vizinho, é necessário proceder ao confinamento nestas localidades.

 

"Reitera-se o pedido às populações das zonas afetadas para que permaneçam em local seguro, adotem comportamentos de autoproteção e sigam sempre as indicações das autoridades", pode ler-se.

A autarquia da Covilhã insta também a população a evitar a "exposição ao fumo bem como deslocações desnecessárias para reduzir riscos e para não interferir com as operações de socorro".

Numa nota publicada pelas 17h30, o município da Covilhã tinha explicado que a frente de fogo com origem em Seia estava a progredir "com alguma intensidade".

Adiantou, na mesma nota, que o caminho entre Unhais da Serra e Penhas da Saúde estava cortado ao trânsito.

Já em relação à frente de fogo de Dominguizo/Vales do Rio/Peso/Tortosendo, a Câmara referia, pelas 17h30, que tem registado algumas reativações ao longo do dia.

Segundo o município, essas reativações estão a ser combatidas e não estavam a colocar populações em risco.

Este incêndio, que começou no dia 13, em Arganil, no distrito de Coimbra, já atingiu três concelhos do distrito de Castelo Branco (Castelo Branco, Fundão e Covilhã).

Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Os fogos provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.

Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ao abrigo do qual dispõe de dois aviões Fire Boss, estando previsto chegarem mais dois aviões Canadair na sexta-feira.

Grécia envia dois aviões Canadair para combate aos fogos em Portugal

Grécia envia dois aviões Canadair para combate aos fogos em Portugal

Os dois aviões Canadair enviados pela Grécia para ajudar nos fogos florestais chegam a Portugal já amanhã, sexta-feira, e permanecem em território nacional até segunda-feira, 25 de agosto.

Márcia Guímaro Rodrigues | 10:38 - 21/08/2025

Segundo dados oficiais provisórios, até 21 de agosto arderam 234 mil hectares no país, mais de 53 mil dos quais só no incêndio que teve início em Arganil.

[Notícia atualizada às 21h15]

Leia Também: Frente de fogo com origem em Seia atinge Covilhã

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas