O Ministério da Administração Interna anunciou, esta quinta-feira, que a Grécia vai enviar dois aviões Canadair para ajudar no combate aos incêndios em Portugal. Em comunicado, a tutela referiu que os aviões chegam já amanhã, 22 de agosto, e ficam em território nacional até à próxima segunda-feira, 25 de agosto.
"Estas aeronaves, que serão operacionalizadas a partir da Base Aérea de Monte Real, vão integrar o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) esta sexta-feira, dia 22 de agosto, e permanecem em território nacional até ao dia 25 de agosto", lê-se na nota enviada às redações.
Portugal solicitou, na semana passada, quatro aviões Canadair para apoiarem no combate aos incêndios rurais, através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Os Canadair que chegarão ao país na sexta-feira juntam-se, assim, a dois aviões Fire Boss disponibilizados pela Suécia e a um helicóptero Puma enviado pelo governo francês, além de a outros dois Canadair que as autoridades portugueses alugaram.
Na nota, o ministério tutelado por Maria Lúcia Amaral, "em nome do Governo, agradece muito a pronta colaboração de todos os países que têm disponibilizados meios aéreos para o combate aos incêndios rurais e reafirma o seu compromisso em assegurar a resposta operacional necessária à proteção de pessoas, bens e do território nacional".
Marrocos foi o primeiro país a enviar ajuda a Portugal, mas os dois aviões Canadair regressaram, na quarta-feira, ao país de origem, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Os dois Canadair, aviões pesados especializados no combate a incêndios florestais, chegaram a Portugal no dia 11 deste mês e estiveram a apoiar o combate aos incêndios rurais, no âmbito do acordo de cooperação bilateral com o Reino de Marrocos.
A ajuda de Marrocos surgiu após os dois aviões 'Canadair' afetos ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) terem ficado inoperacionais.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Os fogos provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e também vários feridos.
Segundo dados oficiais provisórios, até 20 de agosto arderam mais de 222 mil hectares no país, ultrapassando a área ardida em todo o ano de 2024.
Leia Também: AO MINUTO: Grécia envia dois Canadair; Imigrantes ajudam no combate