Dizem os antigos que agosto é o primeiro mês de inverno e os próximos dias prometem ser reflexo disso mesmo. Após semanas de calor intenso, que dificultaram o combate aos violentos fogos que afetaram o Norte e Centro do país, as previsões para o próximo fim de semana é de céu nublado, chuva e até descida acentuada das temperaturas.
Para sexta-feira, dia 22 de agosto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê "céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no litoral Centro e na Costa Vicentina até ao início da manhã" e uma "pequena subida de temperatura, em especial no Norte e Centro".
O vento deverá ser "fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas do Norte e Centro até ao meio da manhã e a partir do meio da tarde".
Os meteorologistas preveem ainda "possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro.
Na Grande Lisboa, o céu deverá estar "pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade até ao início da manhã", o vento deverá ser entre "fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste" e poder-se-á registar "subida da temperatura máxima".
Para o Grande Porto, prevê-se céu "pouco nublado ou limpo", vento fraco, "soprando moderado (até 25 km/h) de noroeste durante a tarde" e "pequena subida de temperatura".
Previsões idênticas espera o IPMA para sábado, 23 de agosto. Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral oeste, que poderá persistir em alguns locais.
Vento em geral fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h) do quadrante oeste a partir da tarde, e por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, de nordeste até início da manhã, e a partir do meio da tarde.
Há ainda possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste e poder-se-á registar uma "pequena subida da temperatura máxima no interior Norte e Centro e pequena descida no litoral".
Já para domingo, 24 de agosto, os especialistas preveem "céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde, de norte para sul", "períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões Norte e Centro a partir da manhã, estendendo-se gradualmente à região Sul, onde serão fracos e pouco frequentes".
O vento deverá soprar "de fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas a partir do meio
da tarde, com rajadas até 60 km/h".
Por sua vez, os termómetros deverão registar uma descida da temperatura, principalmente, nas máximas.
Na Madeira, o céu vai oscilar nos próximos dias entre pouco nublado e parcialmente nublado, com as temperaturas a rondarem os 26ºC/28ºC de máxima.
Já nos Açores, deverá chover, pelo menos em algumas ilhas e os termómetros não deverão ir além dos 27ºC de máxima.
Leia Também: Copernicus lança aplicação sobre 'stress' térmico acessível ao público