Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

O português no espaço ibero-americano deve ser renovado

A secretária-geral da Conferência Ibero-Americana, Rebeca Grynspan, defendeu hoje, em Lisboa, a expansão do português no espaço ibero-americano, lembrando o papel que Portugal e o Brasil têm neste objetivo.

O português no espaço ibero-americano deve ser renovado
Notícias ao Minuto

16:11 - 28/05/14 por Lusa

País Programas

Em declarações à agência Lusa após um encontro com o Presidente português, Rebeca Grynspan referiu ter discutido este assunto com Aníbal Cavaco Silva, nomeadamente "a necessidade de renovar o compromisso com a língua portuguesa, já que a Conferência Ibero-Americana tem duas línguas, a espanhola e a portuguesa".

A secretária-geral da Conferência Ibero-Americana afirmou, neste sentido, que o Brasil, "que é um membro muito importante", e Portugal têm um papel fundamental na divulgação da língua portuguesa no espaço ibero-americano.

"Existe a necessidade de se fazer um maior intercâmbio, traduzir-se muito mais obras do português para o espanhol", referiu ainda a responsável.

"Falamos sobre os programas que poderíamos implementar e aproximar ainda mais os países de língua portuguesa à Conferência Ibero-Americana", que se realiza desde 1991, acrescentou.

Rebeca Grynspan referiu que as feiras do livro que são realizadas na América Latina poderiam ser um bom espaço para a promoção da língua e das obras em português.

A responsável referiu, como exemplo, o convite feito pela Colômbia a Cavaco Silva para participar na feira do livro daquele país, que decorreu em abril de 2013.

"Isto pode acontecer já em Guadalajara, em dezembro, quando teremos uma feira do livro nesta cidade mexicana, podendo ser um bom local para mostrar um esforço concreto nesta direção", acrescentou.

Sobre Portugal, Rebeca Grynspan indicou que o país tem sido um membro "muito ativo" na Conferência Ibero-Americana, que sempre apresenta "propostas muito concretas".

"Concordamos com o Presidente (Cavaco Silva) na necessidade de focalizar mais os nossos esforços, ter propostas mais concretas e programas que cheguem efetivamente aos cidadãos ibero-americanos, para manter o compromisso com este espaço tão importante", sublinhou ainda.

A secretária-geral da Conferência Ibero-Americana encontra-se hoje com com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

"Vamos tratar temas específicos da Conferência, com matérias relacionadas com o orçamento e as quotas, a cooperação, em termos do marco jurídico e administrativo, e ainda a reestruturação da Secretaria-Geral da Conferência Ibero-Americana", afirmou.

A costarriquenha Rebeca Grynspan substituiu, em fevereiro de 2014, Enrique Iglesias na Secretaria-Geral da Conferência Ibero-Americana (SEGIB - criada em 2003 como organização internacional).

A Conferência Ibero-Americana celebra reuniões regulares com chefes de Estado e Governo da América Latina, Portugal, Espanha e Andorra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório