Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cozinheira da cadeia de Alcoentre preparou refeição num... balde do chão

Um dos reclusos da cozinha questionou a mulher e esta respondeu que tinha "'desinfetado o balde com lixivia'".

Cozinheira da cadeia de Alcoentre preparou refeição num... balde do chão
Notícias ao Minuto

18:19 - 08/04/21 por Notícias ao Minuto

País Cadeia de Alcoentre

Uma cozinheira do Estabelecimento Prisional de Alcoentre preparou os condimentos de uma refeição no balde usado para a limpeza do chão. A denúncia é feita pela Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR) que, em comunicado, tornado público esta quarta-feira, explica ainda que os reclusos fizeram um levantamento de rancho e que a mulher foi afastada. 

A APAR começa por referir que "mais de 100 reclusos do Estabelecimento Prisional de Alcoentre fizeram chegar um abaixo-assinado ao Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, com conhecimento à Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso, dando conta de uma situação absolutamente vergonhosa".

Segundo estes, "uma cozinheira daquela cadeia, querendo preparar os condimentos para uma refeição, resolveu usar o balde usado para a limpeza do chão, com o auxílio de esfregonas".

Um dos reclusos da cozinha "revoltou-se com a situação e questionou-a tendo recebido como resposta que ela tinha 'desinfetado o balde com lixívia'".

Uma vez que "não houve uma decisão no sentido de substituir a refeição", prossegue a nota, os reclusos "recusaram comer", num protesto que prosseguiu para o dia seguinte. 

Ainda de acordo com a APAR, "o Diretor-Geral deu ordens imediatas para o impedimento da referida cozinheira voltar ao Estabelecimento Prisional, dando disso conta à empresa encarregada das refeições".

Tendo em conta o sucedido, a Associação "pede agora, quando a razão lhes foi reconhecida, e perante a atitude firme e rápida da Tutela, que terminem o protesto evitando, assim, um qualquer conflito".

Leia Também: Sete anos de prisão para assaltante de instituições em Aveiro e Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório