Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal na próxima Bienal de Arquitectura

A representação de Portugal na 14.ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza vai ser apresentada pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes) na terça-feira, em Lisboa, anunciou hoje esta entidade.

Portugal na próxima Bienal de Arquitectura
Notícias ao Minuto

17:30 - 29/11/13 por Lusa

País Veneza

De acordo com uma nota de imprensa da DGArtes, o projeto deverá ser apresentado na terça-feira, às 11:00, no pequeno auditório da Biblioteca Nacional, no Campo Grande.

A 14.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza vai ter como curador geral o arquiteto holandês Rem Koolhaas, o autor do projeto da Casa da Música, no Porto, que definiu como tema base desta edição o conceito "Fundamentals".

A mostra de arquitetura vai decorrer entre 07 de junho a 23 de novembro de 2014, nos espaços Giardini e Arsenale, em Veneza.

Na edição anterior, Portugal esteve representado pelo projeto "Lisbon Ground", instalado no Palácio Fondaco Marcello, e foi visto por cerca de 5.000 pessoas durante os seis meses da mostra.

"Lisbon Ground" foi comissariado pela arquiteta Inês Lobo e participaram entre outros, os arquitetos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Francisco Aires Mateus, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Aires Mateus e Ricardo Bak Gordon.

Tomando como ponto de partida o incêndio no Chiado, em agosto de 1988, numa zona da cidade depois recuperada com um projeto de Siza Vieira, a arquiteta Inês Lobo convidou vários profissionais a refletir sobre a evolução da cidade, e o seu estado atual, ainda em mudança.

O projeto expositivo incluía ainda a requalificação da Ribeira das Naus, dos arquitetos paisagistas João Nunes e João Gomes da Silva, e o estudo urbano para o Parque Mayer e Jardim Botânico, de Manuel e Francisco Aires Mateus.

O arquiteto Álvaro Siza Vieira recebeu naquele ano o Prémio de Carreira da Bienal, e o projeto do Japão foi galardoado com o Leão de Ouro para a melhor representação nacional daquela edição do certame.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório