Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Se não quer engordar nem ter insónias, evite comer isto ao jantar

Pelo bem da sua linha e do sucesso da sua dieta, não coma isto à noite.

Se não quer engordar nem ter insónias, evite comer isto ao jantar
Notícias ao Minuto

20:01 - 13/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Dieta

Se está a tentar emagrecer ou controlar o peso deve estar muito atento a tudo o que come durante o dia, mas especialmente ao que come à noite.

Isto porque o metabolismo vai desacelerando à medida que o dia finda e em vez de gastar o que consome, vai armazená-lo em forma de gordura.

Como destaca o El Confidencial, vários nutricionistas defendem que para que o jantar seja perfeito, deve representar entre 15 e 25% das calorias diárias ingeridas – uma percentagem que a maioria das pessoas tende a ultrapassar.

Como possivelmente já sabe, ao jantar devem ser evitados os alimentos fritos e gordurosos (gordura não saudável), bem como refrigerantes ou bebidas com cafeína, mas há outros alimentos que ao serem ingeridos à noite podem prejudicar a nossa linha e o seu sono.

É o caso do chocolate, que apesar dos benefícios do cacau costuma ter açúcar. Quando ingerido à noite, este açúcar de absorção rápida e que não será gasto enquanto dormimos é receita para armazenar gordura.

A alface, por ser indigesta, também não é recomendada ao jantar. A sua fibra pode fazer com que fique com gases e acorde com a barriga inchada. O queijo de cabra e outros alimentos ricos em gordura saturada, apesar de promoverem a saciedade e ajudarem a emagrecer, quando ingeridos à noite podem afetar a qualidade do sono. Isto porque a gordura digere-se lentamente e pode subir ao esófago, fazendo com que acorde a meio da noite.

Não é nada recomendável comer muito pão e optar por um jantar de sandes – independentemente dos recheios - pode fazer com que os hidratos de carbono extra se acumulem em forma de triglicerídeos no tecido adiposo. O mesmo se aplica às massas, ao arroz e às pizzas. Ao jantar deve dar prioridade aos hidratos de carbono vindos de frutas e vegetais em vez dos cereais, pois fazem com que ultrapasse facilmente a quantidade de calorias recomendada.

Os molhos picantes podem provocar refluxo gástrico e afetar o seu sono e as bebidas alcoólicas impedem que consiga ter um sono profundo e regenador. E já se sabe como o mau sono afeta a capacidade de mantermos a dieta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório