Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

O que acontece à mulher quando deixa de tomar a pílula?

A toma diária deste meio contracetivo não serve apenas para prevenir a gravidez indesejada, é também uma forma de manter algumas hormonas controladas.

O que acontece à mulher quando deixa de tomar a pílula?
Notícias ao Minuto

22:10 - 03/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

São muitas as mulheres que notam diferenças no corpo assim que começam a tomar a pílula. Umas ganham peso, outras até emagrecem. Há ainda quem fique sem problemas de acne ou que até ganhe mais celulite.

A toma diária deste meio contracetivo não serve apenas para prevenir a gravidez indesejada, é também uma forma de manter algumas hormonas controladas. A grande maioria das mulheres toma a pílula durante anos a fio – fazendo pausas ou não entre os ciclos – e acabam por deixar de notar os efeitos provocados pelo fármaco.

Mas, o que é que acontece quando deixam de tomar a pílula? Em primeiro lugar, depende do organismo da mulher e do tipo de pílula que toma, contudo, existem algumas consequências comuns e que se verificam na maioria dos casos.

A gravidez inesperada é a mais lógica e a primeira consequência apresentada pela Health, que revela que 20% das mulheres são propensas a engravidar logo no primeiro ciclo após pararem de tomar a pílula.

Embora a toma de pílula possa fazer ganhar uns quilos a mais, a paragem provavelmente nada fará ao peso, como revela um estudo de 2014 citado pela publicação.

Como lhe contámos aqui, a lubrificação fica melhor, a ansiedade tende a diminuir e a líbido altera-se depois de parar de tomar a pílula. Mas os efeitos desta mudança são ainda muitos outros, como o surgimento da acne ou de outros problemas cutâneos, a perda de cabelo (se bem que suave) e a intensidade do fluxo e das cólicas menstruais.

Diz a revista Health que a mulher pode ainda notar alguma diferença nos seios, uma vez que os níveis de progesterona alteram-se, o que faz com que as dores de cabeça seja mais frequentes e mais intensas também.

Por fim, mas não menos comum, estão as mudanças nos níveis de vitamina D, que tendem a cair.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório