Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Governo e PSOE chegam a acordo para eleições na Catalunha em janeiro

Em entrevista à TVE, Carmen Calvo, do PSOE, confirmou que o seu partido chegou a acordo com o executivo de Rajoy para marcar novas eleições na Catalunha. Poderá ser a primeira medida depois de acionado o artigo 155.º da constituição.

Governo e PSOE chegam a acordo para eleições na Catalunha em janeiro
Notícias ao Minuto

09:37 - 20/10/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Tensão

O artigo 155.º da constituição espanhola, que permite suspender a autonomia da Catalunha, ainda não foi acionado, mas é expectável que seja durante o dia de amanhã, sábado.

Tendo em conta que tal nunca aconteceu e perante a escalada de tensão na região da Catalunha, é muito incerto o que poderá acontecer nos próximos tempos.

Uma das medidas que parece estar prestes a ser posta em prática é a marcação de novas eleições na região autónoma da Catalunha.

Carmen Calvo, número quatro do PSOE  e responsável do partido nas negociações com o executivo, afirmou esta sexta-feira, numa entrevista à TVE, que os socialistas espanhóis chegaram a acordo com o governo de Mariano Rajoy e que, nesse sentido, as eleições na Catalunha vão realizar-se em janeiro. Contudo, não há, para já, confirmação da parte do executivo espanhol relativamente.

Depois de confirmar o acordo para a marcação de novas eleições, Carmen Calvo afirmou que o ideal seria que Carles Puigdemont, líder da Generalitat, se antecipasse e convocasse ele mesmo as eleições.

“O secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, tem absolutamente claro que isto [aplicação do artigo 155.º] serve para levar a Catalunha a eleições”, reiterou. “Se Carles Puigdemont as convocasse normalmente, seria ótimo”.

Ontem, quinta-feira, chegou ao fim o prazo dado por Mariano Rajoy para que o líder da Generalitat esclarecesse se a independência da Catalunha foi ou não proclamada.

Na carta de resposta a Rajoy, Puigdemont voltou a insistir na importância do diálogo com Madrid e disse que, caso o governo espanhol acione o 155.º, o parlamento catalão vai votar a independência. Descontente com a resposta, Rajoy foi perentório e afirmou que vai mesmo avançar com a suspensão da autonomia catalã.

O conselho de ministros extraordinário, agendado para amanhã, será decisivo para percebermos os próximos passos numa tensão que, desde o início, tem sido marcada pela falta de diálogo, sobretudo pela intransigência de Madrid. A aplicação do artigo 115.º, pelo senado, deverá acontecer a 27 de outubro, avançam os meios de comunicação espanhóis. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório