Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Dezenas de incêndios estão a destruir a costa Adriática da Croácia

Os bombeiros croatas, apoiados por aviões Canadair e membros das Forças Armadas, estão hoje a combater dezenas de incêndios florestais que destroem a costa Adriática, nomeadamente nas ilhas de Brac e Hvar, populares destinos turísticos.

Dezenas de incêndios estão a destruir a costa Adriática da Croácia
Notícias ao Minuto

20:50 - 21/08/17 por Lusa

Mundo Chamas

Deflagrados no domingo à noite e na madrugada de hoje na aldeia de Turanj, perto de Zadar, na parte central do litoral da Croácia, os incêndios alastraram devido a ventos muito fortes.

Segundo o comandante dos bombeiros croatas, Slavko Tucakovic, é a situação mais difícil, a desta região onde foram identificados 30 focos de incêndio.

A Croácia está a ser particularmente atingida este ano por fogos florestais: cerca de 83.000 hectares foram até agora queimados, ou seja, o dobro da superfície consumida pelas chamas em 2012, de acordo com dados oficiais.

Em julho, os incêndios florestais destruíram cerca de 4.500 hectares de mata, pinhal e olival na região de Split.

As autoridades ordenaram hoje o encerramento, entre as cidades de Zadar e Sibenik, de um troço da autoestrada que liga a capital ao porto de Split.

De acordo com a imprensa, longas colunas de viaturas formaram-se rapidamente nesse eixo, devido ao fumo espesso, e alguns condutores deram meia-volta, conduzindo em contramão.

Todos os Canadair e helicópteros disponíveis -- uma dezena, no total -- foram mobilizados para a zona, para proteger aldeias e vinhas, em particular.

Os bombeiros não podiam aproximar-se de alguns incêndios que deflagraram em zonas crivadas de minas durante a guerra dos anos 1990, e cerca de 100 militares foram enviados para o local, precisou Tucakovic.

"Devemos lutar [contra os incêndios] casa a casa, reorganizar as nossas forças e deslocá-las de um incêndio para o outro", declarou o responsável.

Foram igualmente enviados bombeiros de outras regiões do país para revezar os colegas no terreno, segundo a mesma fonte.

Alguns Canadair foram também enviados durante o dia para as ilhas, cheias de turistas nesta altura do ano, de Brac e Hvar, ao largo de Split. As zonas turísticas não estão, contudo, ameaçadas.

Algumas aldeias da região de Sibenik foram evacuadas durante a noite.

Os incêndios estão também a fazer estragos no sul da vizinha Bósnia, nomeadamente na região de Mostar, onde os bombeiros tentam fazer recuar as chamas que se aproximaram de três aldeias a sul daquela cidade, indicaram as autoridades locais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório