Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Ativista já angariou 73 mil euros para ajudar a salvar refugiados

Iniciativa surge depois de um grupo de extrema-direita estar a angariar dinheiro para sabotar operações de salvamento de refugiados no mar Mediterrâneo.

Ativista já angariou 73 mil euros para ajudar a salvar refugiados
Notícias ao Minuto

17:44 - 05/06/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Mediterrâneo

Uma campanha iniciada pela ativista e jornalista Caroline Criado-Perez, destinada a angariar fundos para ajudar as forças de salvamento de refugiados no mar Mediterrâneo, já conseguiu juntar, num só dia, mais de 73 mil euros.

A iniciativa surge na sequência de uma notícia do The Guardian, que dá conta de militantes de extrema-direita estarem a recolher fundos destinados a uma campanha de sabotagem das operações de salvamento no Mediterrâneo.

Segundo o jornal britânico, este grupo xenófobo já angariou mais de 50 mil euros, em duas semanas, e o dinheiro tem como objetivo pagar embarcações, despesas de viagem e equipamento de filmagem, que têm como finalidade impedir as autoridades de salvarem refugiados que chegam à Europa.

Caroline Criado-Perez decidiu pôr mãos à obra e criou uma campanha de angariação de fundos, intitulada ‘unidos contra o terror’. O objetivo é angariar 100 mil libras (cerca de 114 mil euros), que serão entregues aos Médicos Sem Fronteiras e às equipas de salvamento. Para já, mais de metade do objetivo já foi cumprido e o valor já ultrapassou aquele que foi angariado pelos grupos de extrema-direita.

“Não tentaria impedir uma vítima de um ataque terrorista de fugir do perigo. Não deixe que a extrema-direita faça isso a refugiados. Não deixe que o que ódio da extrema-direita nos defina enquanto britânicos ou europeus. Agora não é altura de ceder ao medo e ao ódio”, lê-se na discrição da página da campanha.

Segundo os números da Organização Internacional para as Migrações, em 2017 já morreram 1.650 pessoas que tentavam atravessar o Mediterrâneo, rumo à Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório