Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dias antes do ataque em Manchester, Salman Abedi esteve na Alemanha

Autoridades de vários países estão a trabalhar em conjunto na investigação do atentado desta segunda-feira à noite.

Dias antes do ataque em Manchester, Salman Abedi esteve na Alemanha
Notícias ao Minuto

08:48 - 25/05/17 por Carolina Rico

Mundo Atentado

O autor do ataque em Manchester que que resultou em 22 mortos e 64 feridos terá estado na Alemanha quatro dias antes do atentado no concerto de Ariana Grande.

Segundo a revista alemã Focus, que cita fontes ligadas aos serviços de inteligência alemães, Salman Abedi, um britânico de origem líbia com 22 anos, esteve em Dusseldorf.

Avança também que o autor do ataque de Manchester esteve na Alemanha pelo menos duas vezes nos últimos dois anos.

Salman também terá sido confirmado como passageiro de um voo entre Frankfurt e o Reino Unido depois de "alegadamente" ter estado na Síria onde recebeu formação paramilitar, em 2015.

As autoridades britânicas têm vindo a partilhar informações privilegiadas com os serviços de segurança de outros países, no sentido de perceber se foi um ato isolado ou existe uma rede ligada ao ataque.

O Reino Unido decidiu, no entanto, quebrar a linha de contacto com os Estados Unidos após a fuga de informação considerada sensível, divulgada na imprensa norte-americana à revelia das autoridades britânicas.

Com base nestas informações, um congressista dos EUA afirmou na quarta-feira que a bomba usada na Arena de Manchester sugere um "nível de sofisticação" que pode indicar que o seu fabricante teve formação obtida no estrangeiro.

Já o pai de Salman Abedi disse que o filho esteve na Líbia há mês e meio e que preparava uma visita à Arábia Saudita.

Até ao momento foram feitas para oito detenções, tendo o atentado sido reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, mas não existe uma confirmação oficial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório