Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

May vai confrontar Trump por causa de fugas de informação americanas

Jornais norte-americanos têm acesso a informação privilegiada das autoridades britânicas, que vai sendo publicada sem o seu consentimento. Situação será exposta pela primeira-ministra britânica ao presidente dos Estados Unidos na cimeira da NATO, esta quinta-feira.

May vai confrontar Trump por causa de fugas de informação americanas
Notícias ao Minuto

22:57 - 24/05/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Terrorismo

O Guardian reporta esta quarta-feira que Theresa May vai confrontar Donald Trump por causa da torrente de informação privilegiada das autoridades britânicas que tem sido divulgada por periódicos norte-americanos. A primeira-ministra britânica irá falar com o presidente dos Estados Unidos na cimeira da NATO, em Bruxelas, amanhã, quinta-feira.

Em causa estão informações com relação ao atentado na Arena de Manchester, na segunda-feira, que foram sendo difundidas pela imprensa americana à revelia das autoridades britânicas. São elas, por exemplo, as imagens do autor do atentado, Salman Abedi, e dos destroços da bomba utilizada, que foram publicadas esta quarta-feira em detalhe pelo New York Times e acompanhadas de informações sensíveis.

Foram vários os representantes políticos e das forças de segurança que se manifestaram contra este vazamento de informação, que acreditam poder complicar a investigação que decorre, assim como atentam contra a proteção moral das famílias das vítimas.

No caso do New York Times, não foram divulgadas fontes mas acredita-se que tenham proveniência no seio dos serviços de informação norte-americanos, que têm acesso a dados partilhados entre agências do dois países, no âmbito de acordos de cooperação.

O mayor de Manchester, Andy Burnham, o conselho de chefias policiais britânicas (National Police Chiefs’ Council) e vários membros do governo britânico expressarem já as suas preocupação face a estas fugas de informação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório