Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 19º

Ponto final nas manobras militares de Seul e Washington

A Coreia do Sul e os Estados Unidos concluíram hoje as manobras militares conjuntas na península coreana, que se realizaram nos últimos dois meses e desencadearam uma onda de ameaças por parte do regime norte-coreano.

Ponto final nas manobras militares de Seul e Washington
Notícias ao Minuto

06:59 - 30/04/13 por Lusa

Mundo Península

Os exercícios designados como ‘Foal Eagle’ já terminaram, "mas os exércitos sul-coreano e norte-americano manter-se-ão vigilantes perante qualquer eventual provocação da Coreia do Norte", declarou o porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Kim Min-Seok, citado pela agência AFP.

Como já é hábito, Pyongyang condenou as manobras, que compara à invasão do seu território pelo Sul com o apoio dos Estados Unidos.

O antigo ministro da Unificação sul-coreano Lee Jae-Joung observou, também citado pela AFP, que as "manobras foram mais agressivas este ano", o que tornou, por sua vez, a "Coreia do Norte também mais agressiva".

Estas manobras "são a principal causa" das tensões na península coreana, foi referido num editorial do jornal oficial do Partido Comunista norte-coreano Rodong Sinmun publicado na segunda-feira.

A tensão na península coreana elevou-se com o lançamento de um foguete pela Coreia do Norte em Dezembro considerado por Seul e os seus aliados como um míssil balístico e com o terceiro teste nuclear de Pyongyang que levou a ONU a impor novas sanções contra o regime norte-coreano.

Pyongyang lançou, por sua vez, várias ameaças contra Seul e os seus aliados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório