Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Agência de Energia Atómica: Teste nuclear de Pyongyang "é preocupante"

O novo ensaio nuclear levado a cabo pela Coreia do Norte, e já confirmado, é "muito preocupante e lamentável", disse hoje a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Agência de Energia Atómica: Teste nuclear de Pyongyang "é preocupante"
Notícias ao Minuto

08:44 - 09/09/16 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

"Esta é uma violação flagrante de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU e um desrespeito total de repetidos pedidos da comunidade internacional. É um ato bastante preocupante e lamentável", disse Yukiya Amano, diretor da agência da ONU em comunicado.

"Insto vivamente a Coreia do Norte a aplicar totalmente todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU e da AEIA", afirmou.

A Coreia do Norte confirmou hoje ter levado a cabo o quinto ensaio nuclear "com sucesso", informou a televisão oficial norte-coreana, no dia em qua o país celebra o 68.º aniversário da sua fundação.

A confirmação do ensaio nuclear surge depois de Seul ter dito que este foi o teste mais potente alguma vez realizado por Pyongyang.

O anúncio foi apresentado pela locutora Ri Chun-hee, num breve espaço informativo especial emitido pela televisão estatal KCTV por volta das 13:00 locais (04:30 em Lisboa).

Um tremor de terra de cerca de 5 graus de magnitude foi detetado às 09:30 locais (01:30 em Lisboa), muito perto da base de testes nucleares de Punggye-ri, cenário de quatro ensaios nucleares anteriores, pelo serviço meteorológico sul-coreano, assim como pelo Centro Sismológico da Europa, Serviço Geológico dos Estados Unidos e agência meteorológica japonesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório