Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Kimia Zenoorin, a primeira mulher iraniana a ganhar um medalha olímpica

A atleta conquistou o bronze na modalidade de taekwondo nos Jogos Olímpicos de 2016.

Kimia Zenoorin, a primeira mulher iraniana a ganhar um medalha olímpica
Notícias ao Minuto

22:09 - 20/08/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Taekwondo

Tem apenas 18 anos e certamente nunca será esquecida da história do seu país. Kimia Alizadeh Zenoorin é a primeira mulher iraniana a conquistar uma medalha (neste caso de bronze) olímpica. O momento épico foi conseguido depois de derrotar a sueca Nikita Glasnovic, na modalidade de taekwondo, no Rio’2016.

“Estou muito feliz por todas as raparigas iranianas porque é a primeira medalha conseguida e espero que nos próximos Jogos Olímpicos seja possível chegar ao ouro”, disse a atleta. “Agradeço a Deus ter feito história pelo meu país e espero estar a abrir caminho para outras mulheres iranianas”, acrescentou.

No Irão, as mulheres não podem entrar em estádios e foram poucas as que participaram em Jogos Olímpicos desde 1979, ano da revolução no país.

A questão dos direitos das mulheres iranianas no desporto foi realçada durante um jogo de voleibol da equipa masculina, quando uma iraniana usou uma t-shirt e um ‘banner’ em que pedia para que fosse permitido às mulheres do seu país assistirem a eventos desportivos no Irão.

Apesar de inicialmente os seguranças terem-lhe pedido para sair, acabaram por a deixar ficar a assistir à partida.

Segundo o Independent, as mulheres nos Jogos Olímpicos podem praticar modalidades em que possam utilizar burca e não tenham de utilizar licra, como é o caso do taekwondo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório