Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Chefe da diplomacia turca diz que os media no ocidente "não são livres"

Os meios de comunicação na maioria dos países europeus "não são livres" e na Alemanha "não são livres em absoluto", assegurou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavusoglu.

Chefe da diplomacia turca diz que os media no ocidente "não são livres"
Notícias ao Minuto

14:53 - 05/08/16 por Lusa

Mundo Turquia

"Na maioria dos países da Europa, os 'media' não são livres. Em particular na Alemanha, não são livres em absoluto. Vejam os jornais de esquerda e de direita, de diferentes visões. Têm as mesmas capas, as mesmas manchetes. Estão todos submetidos a um mecanismo de controlo", disse o ministro.

"O que digo pode ser muito polémico, mas é um facto. Não é por acaso que inclusive jornais que em nada coincidem fazem as mesmas notícias com as mesmas palavras e as mesmas frases nos títulos quando se trata de temas da Turquia e do nosso Presidente", Recep Tayyip Erdogan, acrescentou o chefe da diplomacia em declarações à cadeia televisiva TGRT.

"Lamentavelmente, os meios de comunicação na Europa perderam a sua neutralidade e objetividade; são totalmente tendenciosos e manipulados. Estão do lado de quem os pressiona com mais poder material e moral", assegurou.

Na mesma entrevista, o ministro qualificou a Áustria como a "capital do racismo radical", em resposta ao chanceler austríaco Christian Kern, que previamente se referiu à existência de "radicais" entre a comunidade turca residente no país da Europa central.

"Mente. Com que direito fala de 'turcos radiciais'? Antes, incomoda-o que milhares dos nossos cidadãos [na Áustria] apoiem com bandeiras a Turquia e o nosso Presidente", disse Çavusoglu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório