Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Moçambique arrecadou 172 milhões de euros em receitas de turismo

O setor do turismo rendeu a Moçambique 193 milhões de dólares (172 milhões de euros) em 2015, ano em que entraram no país mais de 1,6 milhão de turistas, indicam dados divulgados hoje pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

Moçambique arrecadou 172 milhões de euros em receitas de turismo
Notícias ao Minuto

16:58 - 19/05/16 por Lusa

Mundo 2015

Falando na Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento do Turismo, realizado hoje em Pequim, Nyusi afirmou que 139 milhões de dólares (124 milhões de euros) foram investidos no turismo no ano passado e o setor emprega 50 mil pessoas.

"Estes indicadores, embora representem um aumento considerável comparativamente aos anos anteriores, estão longe de corresponder ao potencial que Moçambique oferece", declarou o chefe de Estado moçambicano.

Para capitalizar as oportunidades que o setor oferece, prosseguiu o chefe de Estado moçambicano, o Governo está empenhado na melhoria do desempenho institucional, através da promoção de um ambiente mais favorável ao investimento no turismo".

A simplificação de procedimentos para o licenciamento de atividades económicas e a atribuição de mais incentivos aos investidores e utentes das instâncias turísticas de que o país dispõe incluem-se entre as ações em curso para a criação de um clima mais propício ao desenvolvimento do turismo em Moçambique, acrescentou o chefe de Estado moçambicano.

Segundo Filipe Nyusi, o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo, elaborado pelo Governo para a próxima década, prevê que, em 2025, "Moçambique seja o destino mais vibrante, dinâmico e exótico em África".

Nyusi já tinha realçado o papel estratégico do turismo para o desenvolvimento de Moçambique, quando discursou hoje no Fórum Empresarial Moçambique-China, apontando ainda a agricultura, energia e infraestruturas como prioridades do seu Governo.

"Os setores que mais prometem são os de agricultura e agroprocessamento, recursos minerais e energia, turismo, serviços financeiros e desenvolvimento de infraestruturas, incluindo telecomunicações e de transporte", sublinhou o chefe de Estado moçambicano.

Após vários anos com um crescimento económico acima dos 7%, e, em 2015, com um PIB de 6,3%, há uma forte previsão de entrada em Moçambique de mais investimento direto estrangeiro, acrescentou Filipe Nyusi, apesar de em 2015 os projetos autorizados de investimento terem caído 75% face ao ano anterior.

Referindo-se à presença empresarial chinesa, Nyusi afirmou que, em 2015, Moçambique aprovou 92 projetos de investimento no valor de 823 milhões de dólares (734 milhões de euros), com potencial para a criação de cerca de 14 mil postos de trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório