Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente sul-coreana aceita "humildemente" derrota eleitoral

A Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, disse hoje aceitar "humildemente" a derrota eleitoral do seu partido e prometeu trabalhar com a assembleia nacional, agora controlada pela oposição.

Presidente sul-coreana aceita "humildemente" derrota eleitoral
Notícias ao Minuto

06:36 - 18/04/16 por Lusa

Mundo Park Geun-hye

Na votação da semana passada, o partido de Park, o conservador Partido Saenuri, perdeu a maioria parlamentar pela primeira vez em 16 anos, com os eleitores a manifestarem a sua insatisfação com as políticas económicas da Presidente e com o elevado desemprego entre os jovens.

O resultado deixou os três partidos liberais da oposição com um conjunto de 167 assentos num total de 300.

Presidindo à primeira reunião com o seu gabinete desde a eleição, Park afirmou que esta é "uma oportunidade para pensar na vontade do povo".

"Vou humildemente aceitar o consenso da opinião pública e elevar a subsistência das pessoas a prioridade dos assuntos de Estado", acrescentou.

A derrota deixa Park, a quem restam dois anos no seu único mandato de cinco anos, numa posição frágil, em que terá dificuldade em implementar a sua agenda económica conservadora, incluindo reformas laborais.

Durante a presidência de Park, o crescimento económico anual da quarta economia asiática foi de cerca de 2,9%, em comparação com os 3,2% do seu antecessor, Lee Myung-Bak.

As exportações, que representam mais de metade do PIB, caíram consecutivamente nos últimos 14 meses, enquanto a dívida das famílias subiu para o valor recorde de um bilião de dólares.

A taxa de desemprego entre os jovens com menos de 30 anos atingiu o valor recorde de 12,5%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório