Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Ex-presidente da Argentina denunciada por corrupção

Desde 2003, a ex-presidente já havia sido denunciada 420 vezes, mas nunca chegou a ser processada

Ex-presidente da Argentina denunciada por corrupção
Notícias ao Minuto

16:41 - 15/03/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cristina Kirchner

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner foi denunciada por envolvimento num esquema de corrupção ligada ao empresário Cristóbal López.

O jornal La Nación noticiou no último domingo que López está entre os argentinos que mais enriqueceram durante o governo de Kirchner.

A empresa de López atua nas áreas de petróleo, construção, alimentos, finanças e media. O empresário tem ainda casinos e hotéis, além de ser dono do segundo canal de notícias mais importante do país, o C5N, alinhado ao kirchnerismo.

Segundo o Folha de S. Paulo, a denúncia desta segunda-feira foi apresentada pelo advogado Juan Ricardo Mussa, que já acusou a ex-governante e o seu filho de serem os responsáveis pela morte de Néstor Kirchner.

O empresário também é suspeito de fechar um negócio irregular com a Petrobras. Comprou uma refinaria da empresa na Argentina e há suspeitas de que o negócio tenha sido fechado por um valor inferior ao de mercado.

A publicação argentina explica que o governo de Cristina facilitou para que o grupo Indalo, de López, não pagasse milhares de euros em impostos nos últimos quatro anos. Esse dinheiro, que deveria ir para os cofres do Estado, foi usado na expansão do grupo.

No início do mandato de Néstor, o grupo tinha nove empresas. Hoje, são mais de 50. As empresas do empresário alugam vários imóveis da família Kirchner.

O atual presidente argentino, Mauricio Macri, afirmou que fará de tudo para que o dinheiro devido em impostos seja pago ao Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório