Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Dentro de 10 anos rinocerontes africanos poderão estar extintos

Estimativa surge num relatório agora conhecido.

Dentro de 10 anos rinocerontes africanos poderão estar extintos
Notícias ao Minuto

11:20 - 14/03/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Espécie

Dentro de 10 anos poderá já não haver rinocerontes em África, continente onde durante séculos estes portentosos animais andaram livremente.

Estima-se que há cerca de 150 anos haveria, entre as diferentes espécies, cerca de um milhão de rinocerontes em África. Por altura dos anos 90, este número decresceu. Haveria já menos de 10 mil rinocerontes vivos. Os anos seguintes foram marcados por um acréscimo na população. A tendência, porém, não estará a ser mantida.

O Huffington Post dá conta do relatório da International Union for Conservation of Nature (IUCN), organização dedicada à preservação da natureza, que estima que durante a próxima década, se nada for feito, deixará de haver rinocerontes.

Até 2008, após anos dedicados à proteção da espécie, a população de rinocerontes-brancos teria ultrapassado os 20 mil enquanto a de rinocerontes-negros teria duplicado desde 1990, aproximando-se dos cinco mil.

O número de caçadores ilegais, que matam estes animais para lhes tirar o marfim, está a aumentar, consecutivamente, há já seis anos, realça a mesma publicação.

Desde 2009, mais de seis mil terão sido mortos para manter este comércio ilegal de marfim ativo. Só no último ano terão morrido 1,338.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório