Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Registados confrontos durante demolição de parte de campo de migrantes

As autoridades francesas iniciaram hoje o desmantelamento de parte do campo de migrantes de Calais, norte de França, que degenerou em confrontos com a polícia.

Registados confrontos durante demolição de parte de campo de migrantes
Notícias ao Minuto

19:44 - 29/02/16 por Lusa

Mundo Calais

Durante anos, os migrantes, principalmente da Síria, Afeganistão e Sudão, foram acampando naquele local com a esperança de conseguir chegar clandestinamente ao Reino Unido através do Canal da Mancha.

Os confrontos eclodiram quando as autoridades começaram a destruir os abrigos improvisados no sul do campo, conhecido como "Jungle" (selva em inglês).

A polícia atirou granadas de gás lacrimogéneo contra os migrantes e membros do grupo ativista britânico "Sem Fronteiras", que protestavam e incendiaram cerca de 20 abrigos.

Três membros do grupo ativista e um migrante foram detidos, segundo as autoridades.

As autoridades locais, que prometeram que ninguém seria retirado à força daquele campo, referiram que 3.700 pessoas viviam no local, das quais entre 800 e 1.000 vão ser afetadas pela evacuação.

Instituições de caridade referiram que, segundo um último censo, na parte demolida viviam 3.450 pessoas, incluindo 300 crianças não acompanhadas.

Os migrantes retirados foram aconselhados a instalar-se em contentores climatizados na parte norte do campo ou num dos 100 centros de acolhimentos em toda a França.

A evacuação da parte sul da "Selva" foi contestada em tribunal por um grupo de migrantes e organizações, mas a justiça decidiu na passada quinta-feira a favor do Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório