Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

Família de menino abatido pela polícia recebeu pedido de desculpa

O presidente da autarquia de Cleveland apresentou na quinta-feira desculpas por uma fatura de ambulância dirigida à família de Tamir Rice, um menino negro de 12 anos abatido pela polícia quando brincava com uma imitação de pistola.

Família de menino abatido pela polícia recebeu pedido de desculpa
Notícias ao Minuto

07:56 - 12/02/16 por Lusa

Mundo Cleveland

A morte da criança, em novembro de 2014, nesta cidade do Estado do Ohio, tinha chocado os norte-americanos e o anúncio, feito na quarta-feira, de que a municipalidade de Cleveland procurava recuperar os 500 dólares do custo do último transporte da vítima indignou a opinião pública.

"Exigir à família de Tamir que pague a ambulância é cruel. Cleveland deve anular essa fatura", reagiu na rede social Twitter a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, que está a disputar a nomeação pelo Partido Democrático como candidata à Casa Branca.

O advogado da família Rice, citado pela imprensa local, considerou que "ao homicídio junta-se o insulto".

Perante a dimensão da polémica, o autarca Frank Jackson convocou uma conferência de imprensa para hoje, durante a qual admitiu "o erro" cometido pelos seus serviços.

"Apresentamos as nossas desculpas à família Rice, se isto aumentou a sua dor", disse, rodeado por outros responsáveis autárquicos.

Em conjunto, explicaram que a fatura tinha sido enviada segundo um procedimento de rotina e que era destinada à companhia de seguros da criança e não à família.

A morte do jovem Tamir tinha sido filmada por uma câmara de vigilância: dois polícias em patrulha são chamados, a uma praça de Cleveland, por alguém que diz estar uma pessoa armada no local. Um dos agentes, muito rápido, dispara sobre o menino, matando-o com duas balas no abdómen.

Este caso reavivou a indignação de numerosos norte-americanos que se manifestavam durante semanas contra o que consideravam a impunidade de que beneficiam alguns polícias brancos implicados na morte de negros.

Em dezembro, as autoridades norte-americanas anunciaram que não iriam levar à justiça o polícia branco que matou Tamir Rice.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório