Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Tentou salvar criança de campo de refugiados. Acabou multado

Justiça francesa acredita que o britânico colocou a menina em risco.

Tentou salvar criança de campo de refugiados. Acabou multado
Notícias ao Minuto

23:50 - 14/01/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Calais

Um tribunal francês condenou Rob Lawrie, esta quinta-feira, por este ter tentado levar uma criança para o Reino Unido, ao retirá-la do campo de refugiados de Calais, a pedido do pai. O britânico terá de pagar uma multa de mil euros por, segundo crê a justiça, ter colocado a vida da menina em risco.

O homem, antigo militar, estava a fazer voluntariado no campo de refugiados de Calais no momento em que conheceu a menina afegã e o seu pai, requerentes de asilo. A relação foi-se fortalecendo e o britânico soube que Bahar Ahmadi e o pai tinham família em Leeds, local de onde é natural.

“Ela é uma criança. Tem quatro anos. Tem família que vive perto de mim e eu estava ligado a ela. Era uma noite fria. Ela tinha adormecido no meu joelho. Não fui capaz de a deixar ali numa tenda”, esclareceu o homem ao The Guardian.

Apesar de ter assumido em tribunal que a sua decisão de levar a menina foi “irracional e estúpida”, Lawrie explica que o desespero do pai em tirar a filha dali foi mais forte. A justiça acabou por considerar que o facto de o homem ter transportado a menina no porta-bagagens, sem cadeira adequada, foi irresponsável e poderia ter colocado a sua vida em risco. Apesar da sentença, a pena acabou por ficar suspensa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório