Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Tiros e barricadas na República Centro Africana após exclusão de Bozizé

Várias barricadas levantadas e tiros foram ouvidos ao início da tarde em Bangui, após as autoridades eleitorais terem anunciado a lista de candidatos excluídos às presidenciais de 27 deste mês, entre eles o ex-presidente François Bozizé.

Tiros e barricadas na República Centro Africana após exclusão de Bozizé
Notícias ao Minuto

18:14 - 08/12/15 por Lusa

Mundo Confusão

Fontes diplomáticas francesas, citadas pela France Presse na capital centro-africana, adiantaram que foram levantadas barricadas e ouvidos tiros em pelo menos oito bairros periféricos de Bangui.

A missão diplomática francesa está a enviar mensagens, via SMS, aos cidadãos franceses residentes no país para evitarem sair à rua e limitarem as deslocações na cidade ao mínimo.

No centro da capital centro-africana, porém, a situação está, para já, calma.

O Tribunal Constitucional centro-africano anunciou hoje a lista de candidatos que estão aptos a concorrer às presidenciais, dando "luz verde" a 29 e recusando 15, entre elas a do ex-chefe de Estado da República Centro-Africana, afastado por um golpe de Estado em março de 2013.

Bozizé, que vive exilado num país vizinho, é alvo de uma série de sanções por parte das Nações Unidas e tem um mandado de captura emitido pela justiça centro-africana, em que é acusado de envolvimento em atos de violência e de massacres no país durante a sua presidência (2003/13).

A primeira volta das presidenciais na República Centro-Africana está prevista para 27 deste mês, sendo previsível a realização de uma segunda, marcada para 16 de janeiro de 2016, face ao número de candidatos e à consequente dispersão de votos.

No entanto, os incidentes de hoje podem por em perigo todo o processo eleitoral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório