Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Mais 600 imigrantes tentaram atravessar o Canal da Mancha

Mais cerca de 600 imigrantes ilegais tentaram atravessar o Canal da Mancha através do Eurotúnel na noite passada a partir de Calais, França, para chegarem ao Reino Unido, divulgaram hoje as autoridades.

Mais 600 imigrantes tentaram atravessar o Canal da Mancha
Notícias ao Minuto

13:47 - 04/08/15 por Lusa

Mundo Calais

O número apresenta uma redução notória comparado com o dia anterior, em que 1.700 pessoas na mesma condição tentaram chegar à Grã-Bretanha fugindo aos controlos policiais do Eurotúnel.

Cerca de 400 imigrantes em situação ilegal foram impedidos de concretizar a sua intenção de cruzar o túnel, enquanto outros 180 foram intercetados e expulsos após chegarem ao destino, tendo perto de 20 sido detidos, indicaram as fontes policiais.

O aumento da pressão migratória teve início na semana passada, após a paralisação parcial, desde junho, do porto de Calais, na sequência do conflito laboral na empresa de ferries MyFerryLink

Muitos camiões com destino ao Reino Unido tiveram que ficar à espera à entrada do túnel e isso gerou a oportunidade para muitos imigrantes se esconderem no interior desses veículos para tentarem chegar neles a solo inglês.

Perante o agravamento da situação, Paris decidiu enviar na semana passada 120 agentes para reforçar a segurança no local, enquanto Londres anunciou um investimento de 10 milhões de euros para a construção de uma área de proteção para camiões com destino ao Reino Unido.

Ainda como parte desse investimento, será fortificado o terminal em Coquelles, uma zona pertencente à região administrativa francesa de Pas-de-Calais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório