"Um xenófobo não pode ser um verdadeiro cristão", diz arcebispo espanhol

Declaração do arcebispo de Tarragona é uma resposta a Santiago Abascal, presidente do partido de extrema-direita espanhol Vox, que criticou o discurso a favor da regularização dos imigrantes da Conferência Episcopal Espanhola.

missa, igreja, padre

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
12/08/2025 20:31 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Abascal

O arcebispo de Tarragona e presidente da Conferência Episcopal de Tarragona, Joan Planellas, respondeu, esta terça-feira, Santiago Abascal, deputado e presidente do partido de extrema-direita espanhol Vox, dizendo que "um xenófobo não pode ser um verdadeiro cristão". 

 

"Um xenófobo não pode ser um verdadeiro cristão. E acho que isso deve ser dito com toda a veemência", disse o arcebipo Joan Planellas, em entrevista à Catalunya Ràdio, em resposta às recentes declarações de Abascal contra a Conferência Episcopal Espanhola e o seu discurso a favor da regularização dos imigrantes.

Segundo a imprensa espanhola, o conflito entre o Vox e Conferência Episcopal Espanhola começou na semana passada, depois de Jumilla, um município espanhol, governado pela Direita, proibir a organização de festas religiosas em ginásios ou estádios, visando indiretamente celebrações muçulmanas. 

Jumilla é uma cidade de 27.000 habitantes, localizada na região de Múrcia, e é conhecida pelo seu vinho e, como em toda a zona, acolhe uma importante população muçulmana que trabalha essencialmente no setor agrícola.

Município espanhol proíbe celebrações muçulmanas. Governo condena racismo

Município espanhol proíbe celebrações muçulmanas. Governo condena racismo

A decisão de um município espanhol, governado pela Direita, de proibir a organização de festas religiosas em ginásios ou estádios, visando indiretamente celebrações muçulmanas, gerou polémica no país e foi qualificada como "absolutamente racista" pelo Governo (de Esquerda).

Lusa | 18:12 - 07/08/2025

A medida, que visa proibir a celebração de rituais religiosos em instalações desportivas municipais, foi uma proposta e uma condição do Vox para dar o seu apoio e aprovar os orçamentos municipais apresentados pela presidente da câmara do PP.

A proibição gerou contestação, nomeadamente por parte do governo, e também os bispos espanhóis se pronunciaram, falando em discriminação. Alguns dias depois, Abascal deu uma entrevista a um canal de YouTube de extrema-direita, na qual criticou esta posição. 

"A verdade é que estou perplexo e entristecido com uma parte da hierarquia eclesiástica (...) Não é apenas a sua posição em matéria de imigração ou face ao islamismo extremista que avança, mas o seu silêncio perante muitas políticas deste governo", disse o líder do Vox, que se declarou insistentemente católico ao longo de toda a entrevista no canal Bipartidismo Stream. 

Agora, embora a Conferência Episcopal Espanhola não se tenha prenunciado, o arcebispo de Tarragona chegou-se à frente. Na sua ótica, o problema para o Vox não é a religião muçulmana, mas os imigrantes e apontou que é uma "armadilha" o partido erguer-se como defensor da fé católica.

"É uma armadilha, e isso deve ser tido em conta. Poderíamos dizer que eles podem usar essa veia católica, que são pró-católicos, mas, em definitivo, não o são", completou.

Leia Também: "Bola de fogo engoliu-o". Homem morre a tentar salvar cavalos em Espanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas