"Bola de fogo engoliu-o". Homem morre a tentar salvar cavalos em Espanha

O homem romeno, de 50 anos, era amigo dos proprietários da quinta em Tres Cantos, perto de Madrid, e, quando viu o fogo, decidiu ir "dar uma mãozinha com os cavalos". Acabou por morrer com queimaduras em 98% do corpo.

Incêndio, Espanha, Madrid,

© Ahmet Abbasi/Anadolu via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
12/08/2025 17:55 ‧ há 2 horas por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Espanha

Um homem de 50 anos morreu na sequência de um incêndio florestal na localidade de Tres Cantos, a norte de Madrid, Espanha, quando estava a tentar salvar mais de uma dezena de cavalos.

 

Segundo conta o El Mundo, o homem, de nacionalidade romena, era amigo dos proprietários de uma quinta que foi afetada pelas chamas. Mecânico de profissão, ajudava-os com os veículos da quinta e ontem tinha estado lá a arranjar um dos tratores.

Quando terminou o trabalho, voltou para casa, mas, ainda antes de estacionar o carro, viu o fogo. Decidiu, então, regressar à quinta para "dar uma mãozinha com os cavalos", contou um residente de Tres Cantos ao jornal espanhol. 

Já no local, o romeno tentou ajudar um dos proprietários da quinta, mas, ao aproximar-se, "uma bola de fogo engoliu-o".

"As ambulâncias não chegaram... Nem o helicóptero 112. Deixámo-lo carbonizado no solo durante mais de duas horas. Dizem que estava 98% queimado, mas eu estava mesmo à frente dele e ele estava 100% queimado", lamentou um dos proprietários. 

Este proprietário, com ajuda de outras pessoas, arranjou uma maca improvisada e levou a vítima para uma zona onde "um helicóptero da Guarda Civil" o conseguisse resgatar. O homem ainda foi transportado para o Hospital Universitário La Paz, em Madrid, mas acabou por morrer horas depois.

O outro proprietário que o romeno tentou ajudar, um homem de 83 anos, chegou a ser hospitalizado e teve alta médica durante a manhã desta terça-feira. "Sofreu queimaduras nos braços, na orelha direita e na testa. Inalou muito fumo... Como tem um ‘stent’ no coração e sentia muita pressão no peito, encaminharam-no para o hospital", explicou um trabalhador da quinta.

As chamas cercaram a quinta e mataram todos os 27 cavalos que ali estavam. Pepín Marin, um dos proprietários, diz que foi feito tudo o que era possível para tirar os animais do local. "Estavam tão assustados com o fumo que não se mexeram", lamentou.

"Tive medo, sim, mas tinha mais medo pelos cavalos. A minha prioridade era salvá-los. Porque o meu carro também estava a arder, e eu não me importava", recordou.

Nas redes sociais, a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, lamentou "profundamente" a morte do homem.

"Lamento profundamente a morte do homem gravemente ferido no incêndio de Tres Cantos. Os meus pêsames à família e aos amigos neste momento doloroso", escreveu na rede social X.

Também o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, lamentou a morte do homem perto de Madrid e considerou que a situação é de "risco extremo", pelo que exige "muita prudência".

Segundo o conselheiro do ambiente da região de Madrid, Carlos Novillo, o fogo propagou-se por seis quilómetros em apenas 40 minutos, na noite de segunda-feira.

Já esta manhã, as autoridades regionais de Madrid anunciaram que a luta contra o incêndio tinha progredido favoravelmente durante a noite e que o fogo estava contido.

Leia Também: Espanha em fase de pré-emergência. Um morto em incêndio perto de Madrid

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas