Irão anuncia ter detido mais de 21 mil pessoas durante guerra com Israel

A polícia iraniana deteve 21 mil pessoas durante a guerra de 12 dias com Israel, em junho, que causou mais de mil mortos no país persa e um aumento da repressão estatal.

Irão

© Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images

Lusa
12/08/2025 12:25 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Irão

O porta-voz da polícia iraniana, o brigadeiro-general Saeed Montazer al-Mahdi, indicou que 21 mil suspeitos foram detidos entre 13 e 24 de junho, durante os ataques entre Teerão e Telavive, segundo o meio de comunicação iraniano Borna, citado pela agência espanhola EFE.

 

De acordo com as autoridades, parte das detenções ocorreu graças às 7.850 denúncias de cidadãos sobre ações suspeitas que ocorreram durante o conflito, o que, segundo o porta-voz da polícia, "demonstra maior cooperação e vigilância dos cidadãos".

Saeed Montazer al-Mahdi não forneceu informações sobre quantos destes detidos continuam presos ou quantos foram formalmente acusados de crimes.

O poder judicial iraniano informou, no sábado, que 20 pessoas foram presas por supostamente trabalharem para os serviços secretos de Israel --- a Mossad --- nos últimos meses, embora tenha esclarecido que algumas delas foram libertadas sem acusação.

Além disso, pelo menos seis prisioneiros foram executados por colaborar com o Mossad desde 13 de junho.

Em junho, Israel bombardeou ao longo de quase duas semanas instalações militares, nucleares e civis, causando mais de mil mortos, incluindo dezenas de altos oficiais militares iranianos e cientistas.

Segundo Israel, o Irão estava prestes a obter uma arma atómica, o que é refutado por Teerão, alegando que o seu programa nuclear tem fins civis e pacíficos.

O Irão respondeu a estes ataques lançando mísseis e 'drones' contra território israelita diariamente, resultando em cerca de 30 mortes.

Durante e após a guerra, as autoridades iranianas anunciaram várias detenções de indivíduos suspeitos de espionagem ao serviço de Israel.

Leia Também: Irão admite novos contactos com agência para o nuclear das Nações Unidas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas