China corta relações com Presidente checo por reunião com Dalai-lama

O Governo chinês anunciou hoje ter cortado relações com o Presidente da República Checa, Petr Pavel, devido a uma reunião, em julho, com o líder espiritual tibetano, o Dalai-lama, considerado "um separatista" por Pequim.

Tenzin Gyatso

© Reuters

Lusa
12/08/2025 15:56 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Petr Pavel

"Apesar dos repetidos protestos e da firme oposição da China, o Presidente checo, Petr Pavel, viajou até à Índia para se reunir com o Dalai-lama", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Lin Jian, em conferência de imprensa.

 

Pequim sublinhou que o encontro "contraria gravemente o compromisso político assumido pela República Checa com o Governo chinês" e "viola a soberania e a integridade territorial" do país asiático.

Pavel reuniu-se com o Dalai Lama em julho, em Leh, no estado de Jammu e Caxemira, no norte da Índia, por ocasião do 90.º aniversário do líder espiritual, acompanhado pela embaixadora checa, Eliska Zigova. 

Segundo o Governo checo, a deslocação teve caráter "privado".

O Dalai-lama vive na Índia desde 1959, após fugir do Tibete na sequência de uma tentativa de levantamento contra o domínio chinês na região. 

Pequim não reconhece o Governo tibetano no exílio e acusa o Dalai-lama de separatismo, acusação que este nega, defendendo apenas a autonomia e o respeito pela cultura budista tibetana.

Leia Também: Líder checo desafia posição chinesa sobre Tibete em visita ao Dalai-lama

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas