Cinco homens acusados por ataque em igreja na Nigéria (fez 50 mortos)

Cinco homens acusados de matar 50 pessoas e ferir mais de 100 em 2022 num ataque a uma igreja católica em Owo, no sudoeste da Nigéria, declararam-se inocentes durante a audiência de acusação.

exército, militares, nigéria

© REUTERS/Afolabi Sotunde/File Photo

Lusa
12/08/2025 17:13 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Nigéria

Os réus Idris Omeiza, Al Qasim Idris, Jamiu Abdulmalik, Abdulhaleem Idris e Momoh Otuho Abubakar, que supostamente se juntaram ao grupo extremista somali Al-Shabab em 2021, foram acusados de nove crimes de terrorismo perante um tribunal federal na capital, de acordo com imprensa local.

 

Durante a missa de domingo, em 05 de junho de 2022, homens armados entraram na Igreja de São Francisco a disparar. As autoridades nigerianas inicialmente culparam o Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP) pelo massacre. No entanto, nem o ISWAP, nem o Al-Shabab, reivindicaram o ataque.

A Nigéria tem enfrentado uma nova onda de violência por parte do ISWAP e do grupo extremista islâmico Boko Haram nos últimos meses, o que forçou milhares de pessoas a deixarem as suas casas na Nigéria. Em junho, mais de 12 pessoas foram mortas e muitas ficaram feridas quando uma suposta mulher-bomba detonou explosivos num mercado em Borno, no nordeste do país.

Leia Também: Igreja Anglicana da Nigéria rompe com a de Gales após nomeação de arcebispa lésbica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas