Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

Elefante-marinho regressa à Ilha de Vancouver… após ser removido 4 vezes

Emerson, de dois anos, terá viajado mais de 30 quilómetros por dia para regressar a Victoria.

Elefante-marinho regressa à Ilha de Vancouver… após ser removido 4 vezes
Notícias ao Minuto

18:37 - 17/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

Um elefante-marinho de 230 quilos regressou à Ilha de Vancouver, no Canadá, na sexta-feira, apenas cinco dias depois de ter sido colocado a mais de 150 quilómetros da costa oeste.

Emerson, de dois anos, terá viajado mais de 30 quilómetros por dia para regressar a Victoria, segundo o oficial de pesca Morgan Van Kirk, do Departamento de Pesca e Oceanos (DFO).

"Fiquei bastante chocado. Recebi o e-mail no fim de semana e disse para mim mesmo: 'Não há absolutamente forma alguma de ser ele'. Mas esta é a casa dele e ele está a dizer-nos isso", contou o responsável à CBC, na terça-feira.

O animal já foi removido quatro vezes pela sua própria segurança, depois de ter tentado atravessar estradas, subir escadas e vagueado por canteiros de jardim.

Na terça-feira, Emerson foi avistado a tomar banhos de sol na praia de McNeill Bay, perto de uma passadeira movimentada em Oak Bay.

Acontece que o elefante-marinho está no meio do processo regenerativo conhecido como muda, que exige que o animal esteja na costa enquanto o corpo usa energia para substituir tecidos.

Ainda que Van Kirk tenha dito que a sua equipa está maravilhada com as habilidades de navegação e determinação de Emerson, a aparente habituação do elefante-marinho aos humanos e o seu "status de celebridade" está a levantar preocupações de segurança tanto para o animal, como para a comunidade.

O organismo já recebeu vários relatos de pessoas que tentaram acariciar Emerson, aproximando-se dele com os seus animais. Num dos casos, até encorajaram uma criança a tocar no nariz do elefante-marinho.

Nessa linha, o responsável adiantou que o DFO e os voluntários da Unidade de Resgate de Mamíferos Marinhos estão a monitorizar a localização de Emerson e só voltarão a realocá-lo se ele se aproximar de humanos ou se a situação o exigir, dado que o processo pelo qual o animal está a passar é desgastante.

Pediu, por isso, que os habitantes se mantenham a pelo menos 100 metros do elefante-marinho e que tenham os cães com trela na praia.

Leia Também: Mundo não está a fazer o suficiente para proteger os recifes de corais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório