Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 19º

Debate sobre neutralidade carbónica pode beneficiar populistas

A académica britânica Helen Thompson acredita que a questão da neutralidade carbónica poderá ter impacto nas eleições para o Parlamento Europeu, em junho, devido ao aproveitamento por partidos populistas de direita, afirmou hoje em Londres. 

Debate sobre neutralidade carbónica pode beneficiar populistas
Notícias ao Minuto

17:57 - 17/04/24 por Lusa

Mundo UE/Eleições

"Não há dúvida de que, em vários países, a questão do 'net zero' está a empurrar alguns eleitores para a direita", disse a professora de Economia Política da Universidade de Cambridge num encontro com jornalistas europeus.

Thompson referiu, por exemplo, os protestos de agricultores nos Países Baixos e a polémica criada pela proposta do Governo alemão de proibir sistemas de aquecimento com base em combustíveis fósseis, ambas beneficiando partidos populistas nas sondagens. 

"É provável que exista alguma relutância em avançar muito rapidamente numa série de questões relacionadas com a neutralidade carbónica como consequência disso nos países onde há um movimento à direita nas eleições para o Parlamento Europeu", adiantou. 

A académica disse que a falta de debate político e público e a "forma fortemente tecnocrática como a transição energética foi concebida e levada a cabo inicialmente facilitou a entrada em jogo dessa emoção".

Helen Thompson lembrou que a neutralidade carbónica não é exclusivamente uma questão ambiental, mas também uma necessidade de maior segurança energética perante crises geopolíticas que afetam os preços do gás e petróleo, como a guerra na Ucrânia e a instabilidade no Médio Oriente.

"É preciso reconhecer que, politicamente, um número razoável de pessoas tem de ser convencido pelos governos" e alguns mais afetados terão de ser indemnizados, como é o caso dos agricultores, sugeriu: "caso contrário, isto vai alimentar os partidos populistas".

Leia Também: Porto. Instalados 5.200 metros quadrados de painéis solares em edifícios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório