Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 19º

Porto. Instalados 5.200 metros quadrados de painéis solares em edifícios

Mais de 5.200 metros quadrados de painéis fotovoltaicos foram instalados em 25 escolas e quatro edifícios da Câmara do Porto no âmbito do projeto Porto Solar, lançado em 2022 com o objetivo de contribuir para a descarbonização da cidade.

Porto. Instalados 5.200 metros quadrados de painéis solares em edifícios
Notícias ao Minuto

15:46 - 17/04/24 por Lusa

Economia painéis solares

Os resultados do projeto, que envolveu as empresas municipais Domus Social, Águas e Energia do Porto e a Agência de Energia do Porto, vão ser apresentados na sexta-feira, pelas 9h30, revela hoje, em comunicado, a Câmara do Porto.

Com o objetivo de contribuir para a descarbonização da cidade, o projeto permitiu a instalação de 5.200 metros quadrados de módulos fotovoltaicos em 29 equipamentos, entre os quais 25 escolas, a Polícia Municipal, o Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, Oficinas do Carvalhido e o viveiro municipal.

Os 5.200 metros quadrados painéis fotovoltaicos instalados estão já a produzir energia, refere a autarquia, notando que estes módulos correspondem "a três mercados Ferreira Borges".

O investimento realizado nos estabelecimentos de ensino pretende também sensibilizar os mais jovens para a sustentabilidade e importância de recorrer a fontes de energia renováveis, estando prevista a realização de uma iniciativa junto das 25 escolas básicas abrangidas pelo Porto Solar.

"O propósito é possibilitar às crianças um primeiro contacto com as energias renováveis, de uma forma simples e divertida", indica o município, esclarecendo que, à entrada de cada escola, vão ser instalados ecrãs onde será possível observar, em tempo real, os valores de consumo e produção de energia da respetiva instituição.

Na sexta-feira, a apresentação do projeto decorre no Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros e contará com a presença do presidente da câmara, Rui Moreira, e dos vereadores com os pelouros do Ambiente, Urbanismo e Juventude.

A Câmara do Porto lançou em 2022 o "Pacto do Porto para o Clima", iniciativa que visa alcançar a neutralidade carbónica até 2030, através do lançamento de vários projetos e ações nas mais diversas áreas, como energia, reabilitação urbana e mobilidade. No início de abril, a iniciativa contava com 235 subscritores.

SPC // JAP

Lusa/Fim

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório