Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Arqueólogos descobrem restos de teatro (e não só) em antiga cidade romana

O estudo, realizado pela Universidade de Cambridge, sugere que 'Interamna Lirenas', no centro de Itália, era uma cidade próspera.

Notícias ao Minuto

09:30 - 12/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Um grupo de arqueólogos descobriu os restos de um teatro coberto, de um mercado e de um porto fluvial no antigo local de uma cidade romana, em Itália.

O estudo, realizado pela Universidade de Cambridge, sugere que 'Interamna Lirenas', no centro de Itália, era uma cidade próspera, noticia a BBC News.

No seu apogeu, o local, que atualmente é em grande parte constituído por campos de cultivo, teria albergado cerca de 2.000 pessoas, segundo o estudo.

"Começámos com um local tão pouco promissor que nunca ninguém tinha tentado escavá-lo - o que é muito raro em Itália", afirmou Alessandro Launaro, autor do estudo. "Não havia nada à superfície, nenhuma evidência visível de edifícios, apenas pedaços de cerâmica partida", acrescentou.

No entanto, o que encontraram foi "uma cidade próspera que se adaptou a todos os desafios que lhe foram lançados durante 900 anos. Não estamos a dizer que esta cidade era especial, é muito mais excitante do que isso".

Launaro, que lidera o projeto 'Interamna Lirenas' na Faculdade de Letras Clássicas de Cambridge, afirmou ainda que os arqueólogos tinham anteriormente assumido que a cidade era um local abandonado em declínio.

A equipa de investigação conduziu uma série de escavações e efetuou um levantamento magnético e por radar de penetração no solo (GPR) ao longo de 24 hectares.

Os arqueólogos acreditam que estas estruturas serviram um porto fluvial entre o final do século I a.C. e o século IV d.C. A equipa também descobriu os restos de um teatro coberto, que poderia ter acomodado 1.500 pessoas, que demonstrava a riqueza, o poder e a ambição da cidade, afirmou Launaro.

Os investigadores encontraram ainda 19 edifícios de pátio e terrenos que, segundo eles, serviam de mercado de gado bovino e ovino.

Launaro argumentou que os habitantes abandonaram a cidade no meio de uma insegurança crescente antes da invasão lombarda da Itália no final do século VI d.C., porque sabiam que se encontravam numa rota direta que os exércitos iriam certamente utilizar.

Veja o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Villa Medici. Das pastas aos risotos, o novo italiano de Lisboa tem tudo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório