Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Índia convoca diplomata americano para protestar contra escutas

A Índia convocou um diplomata da embaixada norte-americana em Nova Deli para protestar contra as escutas da Agência Nacional de Segurança (NSA) que visaram o partido nacionalista hindu, atualmente no poder, disse hoje um alto responsável indiano.

Índia convoca diplomata americano para protestar contra escutas
Notícias ao Minuto

10:15 - 02/07/14 por Lusa

Mundo NSA

"Nós temos dito que esperamos uma resposta e a garantia de que tal não voltará a acontecer", declarou à agência noticiosa AFP a fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A NSA obteve em 2010 a autorização jurídica para espiar as comunicações em 193 Estados, e em particular monitorizar na Índia o Bharatiya Janata Party (BJP), do primeiro-ministro Narendra Modi (no poder desde o fim de maio), segundo documentos obtidos pelo Washington Post junto do antigo agente da NSA Edward Snowden.

A Índia já tinha protestado em duas ocasiões junto dos Estados Unidos, em julho e novembro do ano passado, após a revelação de que a sua missão na ONU em Nova Iorque e a sua embaixada em Washington tinham sido colocadas sob escuta.

Nas duas ocasiões, Washington respondeu que estava a estudar o que poderia partilhar sobre o seu programa de espionagem, sem dar mais informações.

"Nós dissemos que queremos uma resposta, o que nunca obtivemos", vincou a fonte ministerial.

Nos próximos meses está previsto um encontro do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, com membros do Governo de Narendra Modi, na Índia.

O primeiro-ministro indiano deverá deslocar-se aos Estados Unidos em setembro, para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, e encontrar-se pela primeira vez o Presidente norte-americano, Barack Obama.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório