Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Das "birras" aos "amuos", passando pelas "querelas". As frases da semana

Fique a par de uma seleção de frases que marcaram os últimos oito dias, tanto em Portugal como além fronteiras.

Das "birras" aos "amuos", passando pelas "querelas". As frases da semana
Notícias ao Minuto

16:40 - 08/09/23 por Lusa

País Frases da semana

Entre as muitas frases que marcaram a agenda mediática da última semana, consulte aqui as principais: 

"Compreendi porque é que ganhámos a Grande Guerra Patriótica: é impossível derrotar um povo com esse tipo de mentalidade."

Vladimir Putin, Presidente russo, durante um encontro com alunos para assinalar o início do novo ano letivo

01-09-2023

"O Governo, em vez de estar a perder tempo a escrever cartas para a União Europeia [pedindo que coloque o problema da habitação nas suas prioridades], - espero que não tenha mandado pelos CTT, porque como isto está nunca mais lá chega - podia ter feito uma coisa simples, que é, aquilo que tem no seu poder, nas suas mãos, decidir."

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, à margem da visita às exposições do Espaço Central da Festa do Avante!, pouco depois da abertura das portas do recinto

01-09-2023

"Esta carta que o primeiro-ministro escreve hoje a Bruxelas é uma capitulação e é um embaraço para Portugal."

André Ventura, presidente do Chega

01-09-2023

"Convosco carregarei o fardo do vosso sofrimento."

Rui Valério, novo patriarca de Lisboa, ao tomar posse e dirigindo-se às vítimas de abusos da Igreja

02-09-2023

"[Continua a haver] espaço para diálogo [entre os professores e o Governo]. Isto não é uma questão de birra. É uma questão de encontrar caminhos. (...) Se na educação não há imaginação para criar novos caminhos, onde é que haverá?"

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

02-09-2023

"Estamos aqui para ganhar as próximas eleições europeias. (...) É preciso acordar Portugal para a falta de competência de liderança do dr. António Costa como primeiro-ministro."

Luís Montenegro, presidente do PSD, no encerramento da Universidade de Verão

03-09-2023

"As contas certas deles [Governo PS] desacertam, e de que maneira, as nossas vidas e o rumo do país."

Paulo Raimundo, no enceramento da Festa do Avante

03-09-2023

"O diploma da habitação precisa de regulamentação e há de vir às minhas mãos. Aquilo que parece um caso encerrado, não é um caso encerrado."

Marcelo Rebelo de Sousa

03-09-2023

"O doutor António Costa e o Partido Socialista são o rosto do fracasso da política de habitação em Portugal há perto de 16 anos."

Nuno Melo, presidente do CDS-PP

04-09-2023

"Todas as pessoas que em Portugal sofrem com o problema da habitação (...) não querem saber do conflito entre o Presidente da República e o primeiro-ministro. (...) O que importa ao país é como é que se resolve a crise da habitação. Como é que baixamos os juros da habitação, que têm comido uma parte do salário das pessoas."

Mariana Mortágua, coordenadora do BE

04-09-2023

"Quando nos confundimos nos papéis, as coisas podem correr mal. Para que o Estado funcione bem, cada um deve estar no seu próprio galho e fazer aquilo que lhe compete."

António Costa, primeiro-ministro

05-09-2023

"Doutor António Costa, deixe de dizer que é fazedor e faça, deixe de dizer que quer fazer um contrato e execute-o. Baixe os impostos, há condições para baixar os impostos, só não baixa os impostos se não quiser."

Luís Montenegro

05-09-2023

"O que torna toda esta situação extremamente abominável é que um judeu [como o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky] encubra a glorificação na Ucrânia do nazismo e daqueles que, na altura, comandaram o Holocausto."

Vladimir Putin

Canal de televisão Rossiya 24, 05-09-2023

"Penso que esse cenário [de recessão] não está em cima da mesa."

António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, quando questionado pelos jornalistas se a economia nacional poderia ter uma recessão, depois de registar uma estagnação no segundo trimestre

06-09-2023

"Farei o possível e o impossível pela vitória da Ucrânia, quando tivermos libertado cada centímetro do nosso país e cada um dos nossos. O nosso plano é a vitória sem 'nuances' nem discussões."

Rustem Umerov, novo ministro da Defesa ucraniano

06-09-2023

"Este país socialista vai acabar cedo ou tarde. Da nossa parte, uma moção de censura na próxima semana será o primeiro passo para o fazer."

André Ventura

06-09-2023

"Esta primeira sessão legislativa foi um verdadeiro cemitério das profecias apocalípticas da oposição. (...) Agora a oposição convertida que suspirava pelo diabo, promete a torto e a direito descidas de impostos. É caso para dizer uma conversão sem ato de contrição."

Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar do PS

06-09-2023

"Quem nas últimas reuniões [do Conselho de Estado] tem decidido fazer fugas seletivas, ou contado mentiras sobre o que acontece no Conselho de Estado, presta um péssimo serviço às instituições, à democracia e ao Conselho de Estado."

António Costa

06-09-2023

"Neste momento, a liga árabe é melhor do que a liga portuguesa. Não tem tanto barulho e a qualidade dos jogadores é maior. Aqui, a liga (portuguesa) está a ser tratada um pouco como um circo."

Cristiano Ronaldo, futebolista internacional português

06-09-2023

"Não sou dado a amuos, o Luís Montenegro também devia respeitar as instituições e como o próprio disse há dois dias o líder da oposição é ele e o debate que faço com ele é no Parlamento."

António Costa

06-09-2023

"O senhor doutor António Costa é doutorado em conversa, mas responde pouco e faz muito menos."

Luís Montenegro

06-09-2023

"O senhor primeiro-ministro quando ficou silencioso [na reunião do Conselho de Estado] não foi por nenhuma querela com o Presidente da República."

Marcelo Rebelo de Sousa

06-09-2023

"E ainda bem que arriscaram [entregar a Bruxelas a carta a pedir a adesão à União Europeia -- que viria a acontecer em 1985, com Mário Soares como chefe do executivo], ainda bem que deram esse passo em frente, ainda bem que não foram velhos do Restelo, ainda bem que foram otimistas irritantes. Porque é com otimistas irritantes que o país foi sempre para a frente."

António Costa, secretário-geral do PS, na Academia Socialista

06-09-2023

"A minha vontade de voltar à política não é nenhuma."

Rui Rio, ex-presidente do PSD

X (antigo Twitter), 06-09-2023

"As fugas de informação são uma ofensa ao Conselho de Estado e aos conselheiros."

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República

06-09-2023

"O Governo tomou uma decisão com base num relatório que é absolutamente inequívoco e por isso estamos muito confortáveis com a decisão tomada [despedimento da ex-presidente executiva da TAP, Christine Ourmières Widener]."

Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, questionada sobre a entrada do processo em tribunal pela antiga CEO da TAP, que exige 5,9 milhões de euros

07-09-2023

"Infelizmente, qualquer decisão que venha a ser tomada não poderá reparar integralmente os enormes danos reputacionais e pessoais que sofri e continuo a sofrer. Ninguém deveria passar pelo que passei, nem pessoal, nem profissionalmente."

Christine Ourmières-Widener, antiga presidente executiva da TAP

Lusa, 07-09-2023

"Há poucos, ou nenhuns, locais piores para se ser criança [que a República Democrática do Congo]. O país tem o maior número de violações graves verificadas pelas Nações Unidas contra crianças em conflitos armados no mundo."

Grant Leaity, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na RDCongo, durante uma conferência de imprensa na cidade suíça de Genebra

08-09-2023

Leia Também: "Há poucos ou nenhum lugar pior para ser criança" do que na RDCongo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório