Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

Seca em Espanha obriga à transferência de peixes entre rios. As imagens

Os peixes nativos do rio Onyar foram transferidos para o rio Ter, localizado a cerca de dez quilómetros de distância.

Notícias ao Minuto

20:45 - 26/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Seca

A seca e o baixo nível das águas em Espanha, numa altura em que o regista temperaturas elevadas, fez com que as autoridades locais tivessem de transferir uma espécie de peixes de um rio para o outro, revela a agência de notícias Reuters. 

Esta quarta-feira, em Girona, na região da Catalunha, os peixes nativos do rio Onyar foram transferidos para o rio Ter, localizado a cerca de dez quilómetros de distância.

Para a transferência, os funcionários locais tiveram de recorrer a pequenos choques elétricos para atordoar os animais, antes de os colocarem em sacos de plástico.

Segundo a Reuters, apenas os peixes nativos daquele rio foram transferidos. As espécies que foram ali introduzidas foram eutanasiadas. 

Cerca de 27% do território espanhol está atualmente em situação de "emergência" ou "alerta" por causa da seca e as reservas de água estão no conjunto abaixo de 50% das capacidades totais, segundo dados oficiais. Na maior região agrícola do país, a Andaluzia, as reservas de água rondam os 25%.

Além da seca, Espanha está a enfrentar as temperaturas mais elevadas de que há registo nesta época do ano, com previsões de que no final desta semana haja máximas perto dos 40 graus centígrados em várias regiões.

O ano passado tinha sido já o mais quente e o sexto mais seco em Espanha desde que começou a haver registos oficiais, em 1961.

Pode ver imagens da colheita dos peixes do rio Onyar na galeria acima.

Leia Também: Portugal alerta para falta de apoio para agricultura e situação da seca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório