Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Emmanuel Macron envia mensagem de solidariedade à Ucrânia

O chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, dirigiu hoje uma mensagem de "solidariedade" aos ucranianos, um ano após a nova invasão da Rússia, referindo-se à "vitória" e à "paz".  

Emmanuel Macron envia mensagem de solidariedade à Ucrânia
Notícias ao Minuto

07:36 - 24/02/23 por Lusa

Mundo Emmanuel Macron

"Ucranianas e ucranianos, a França está ao vosso lado. Pela solidariedade, pela vitória e pela paz", afirma o presidente francês através de uma mensagem difundida pela rede social Twitter.

No Twitter, o Eliseu divulgou hoje uma fotografia, captada durante a noite, do edifício iluminado com as cores da bandeira ucraniana em destaque no meio das bandeiras francesa e europeia.

Emmanuel Macron tinha sido convidado para estar nesta altura em Kiev, de acordo com o embaixador ucraniano em França, Omelchenko Vadym.

"Infelizmente ele [Macron] não pôde vir", disse, acrescentando que espera que a visita possa ser possível em março.

A Rússia iniciou a guerra contra a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, com uma invasão em grande escala, depois de ter concentrado milhares de soldados junto às fronteiras com o país vizinho.

Desconhece-se o número de baixas civis e militares, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm admitido que será consideravelmente elevado.

No final de setembro, a Rússia formalizou na legislação interna a anexação das regiões de Kherson, Zaporijia, Donetsk e Lugansk, depois de ter feito o mesmo em 2014, com a Crimeia.

Nem Kiev nem a generalidade da comunidade internacional reconhecem a autoridade russa nas cinco regiões anexadas.

Leia Também: Portugal manterá apoio militar mas stocks "não são ilimitados"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório