Autoridades de Gaza atribuem 15 mortes a gás lacrimogéneo

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, confirmou hoje que 21 pessoas morreram, 15 destas asfixiadas devido ao lançamento de gás lacrimogéneo, num centro de distribuição de alimentos no sul de Gaza.

Zawayda, Faixa de Gaza, ataque, escombros

© REUTERS/Ramadan Abed

Lusa
16/07/2025 11:35 ‧ há 3 semanas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Vinte e um cidadãos morreram, incluindo 15 asfixiadas em consequência do lançamento de gás lacrimogéneo contra pessoas famintas e da subsequente debandada no centro de distribuição dos Estados Unidos", afirmou o Ministério da Saúde de Gaza em um comunicado, sem fornecer mais detalhes sobre as restantes mortes no mesmo local, gerido pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF).

 

Anteriormente, a GHF, apoiada pelos Estados Unidos e por Israel para distribuir alimentos no enclave, afirmou que pelo menos 20 pessoas foram mortas na manhã de hoje num dos seus centros de distribuição no sul de Gaza, das quais 19 tinham sido pisoteadas e uma outra esfaqueada.

Segundo a Fundação - criticada pela ONU e por organizações internacionais pela sua falta de imparcialidade e independência e pelos episódios de violência relatados perto dos seus pontos de distribuição de ajuda alimentar -, a debandada foi "fomentada" por indivíduos da multidão ligados ao grupo islamita palestiniano Hamas.

Desde que o GHF começou a operar em Gaza, no final de maio, os responsáveis do Hamas informaram que centenas de pessoas foram mortas pelas forças israelitas perto dos pontos de distribuição, localizados em zonas sob controlo militar israelita.

Leia Também: Pelo menos 20 pessoas morreram num ponto de distribuição de ajuda em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas