Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Exército sírio lança ofensiva contra bairros cercados em Homs

O exército sírio lançou hoje uma grande ofensiva contra os bairros controlados pelas forças rebeldes na cidade de Homs (centro da Síria), cercados pelas forças de Damasco há quase dois anos, divulgou a televisão estatal síria.

Exército sírio lança ofensiva contra bairros cercados em Homs
Notícias ao Minuto

14:42 - 15/04/14 por Lusa

Mundo Síria

"O exército e as forças de defesa nacional [milícias pró-regime sírio] alcançaram importantes sucessos na cidade velha de Homs, avançando em direção aos bairros de Juret al-Shiyah, Hamidiyé, Bab al-Houd e Wadi al-Sayeh", indicou o canal estatal, referindo ainda a morte de vários "terroristas".

O regime liderado pelo Presidente Bashar al-Assad usa a palavra "terrorista" para designar os elementos dos movimentos rebeldes.

Ativistas no terreno e o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres, confirmaram igualmente a ofensiva das forças governamentais.

"Entraram numa zona [sitiada], Wadi al-Sayeh, que fica entre Juret al-Shiyah e a cidade velha", afirmou Abu Bilal, um ativista que está numa área cercada pelas forças de Damasco, em declarações à agência francesa AFP via Internet.

"É a primeira vez que o regime entra em zonas sitiadas desde que assumiu o controlo de Khaldiyeh", no verão de 2013, acrescentou o ativista.

Outro ativista, Abu Fehmi, relatou também via Internet que o exército estava "a atacar com muita intensidade".

"Estão a atacar com todos os tipos de armas", salientou Abu Fehmi, também citado pela AFP.

O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, disse que a entrada das forças de Damasco nas áreas sitiadas ocorre um dia depois de uma grande mobilização por parte do exército.

"A operação militar começou ontem [segunda-feira] depois das forças de defesa nacional terem sido mobilizadas para reforçar a presença do exército", afirmou o representante.

"O exército conseguiu assumir o controlo de alguns edifícios", indicou Rami Abdel Rahman, acrescentando que as estruturas "não têm valor militar".

O conflito na Síria já causou mais de 150 mil mortos desde março de 2011, segundo o OSDH.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório