Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Tribunal brasileiro nega extradição de opositor de Erdogan

O Supremo Tribunal Federal brasileiro negou hoje a extradição de um empresário turco opositor ao Governo do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, noticiou hoje a imprensa local.

Tribunal brasileiro nega extradição de opositor de Erdogan
Notícias ao Minuto

23:29 - 05/04/22 por Lusa

Mundo Turquia

Radicado no país sul-americano desde 2016, Yakup Sagar, pertence à organização Hizmet, uma ex-aliada do Presidente turco, mas que agora é considerada pelas autoridades turcas como terrorista.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a Turquia acusa o empresário de 54 anos de "tentativa de destruir o Estado da República da Turquia ou de impedir o Estado da República da Turquia de funcionar", "fraude qualificada pelo abuso de convicções religiosas", "ato contra a Lei de Prevenção e Financiamento ao Terrorismo" e de "pertencer a organização criminosa armada"

A tentativa de golpe de Estado contra o Presidente Recep Tayyip Erdogan provocou cerca de 250 mortos, sem incluir os golpistas, e milhares de feridos.

Ancara atribuiu esta tentativa de derrube do Presidente Erdogan ao seu antigo aliado, o predicador Fethullah Gülen, instalado nos Estados Unidos desde 1999 e acusado pelas autoridades dirigir o designado Movimento Hizmet, que se terá infiltrado nas instituições turcas.

Após o alegado golpe de 2016, as autoridades turcas têm perseguido insistentemente os seus partidários e desencadearam uma vaga de purgas sem precedentes na história moderna da Turquia.

Leia Também: Evacuação de Mariupol possível com ajuda da Turquia, diz Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório