Meteorologia

  • 13 AGOSTO 2022
Tempo
28º
MIN 18º MÁX 28º

SIP alerta para "alarmantes" agressões a jornalistas na América Latina

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou na quarta-feira as "alarmantes" agressões a jornalistas ocorridas este mês na Guatemala, El Salvador, Honduras e México, país onde este ano já foram assassinados oito repórteres.

SIP alerta para "alarmantes" agressões a jornalistas na América Latina
Notícias ao Minuto

07:33 - 31/03/22 por Lusa

Mundo Imprensa

"Toda a violência contra a imprensa deve ser considerada uma afronta direta ao direito do público a estar informado", afirmou hoje, em comunicado, o presidente da comissão para a liberdade de imprensa e informação da SIP, Carlos Jornet.

Para o responsável, é importante que as agressões e ataques aos profissionais da comunicação social "sejam levadas muito a sério pelos governos e pelas organizações civis", dando como exemplo o caso do México, onde este ano foram assassinados oito jornalistas.

Entre os casos reportados pela SIP estão situações de ameaças físicas, intimidações, roubo de material e agressões a jornalistas por terem noticiado sobretudo casos de corrupção em entidades públicas.

A falta de proteção de jornalistas e outros profissionais de comunicação na América Latina será um dos temas do próximo encontro promovido pela SIP, marcado para abril em Miami.

Leia Também: Amnistia alerta para ataques a jornalistas e de género na Ucrânia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório