Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Rússia e Ucrânia já terão plano para alcançar a paz

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Rússia e Ucrânia já terão plano para alcançar a paz

As delegações da Ucrânia e da Rússia voltam a reunir-se por videoconferência pelo 3.º dia consecutivo, esta quarta-feira, de forma a darem continuidade às negociações iniciadas no passado dia 14. Ao 21.º dia do conflito no Leste da Europa, a Ucrânia terá desistido da entrada na NATO.

"Durante anos ouvimos dizer que as portas estavam abertas, mas já ouvimos dizer que não podemos entrar. Esta é a realidade e temos de a admitir", disse Volodymyr Zelensky, durante  uma reunião com a Joint Expeditionary Force, uma aliança militar internacional liderada pelo Reino Unido.

Em Bruxelas, os ministros da Defesa que pertencem à NATO têm hoje uma reunião extraordinária, em Bruxelas. Os responsáveis terão oportunidade de falar da situação no terreno com o homólogo ucraniano, por videoconferência.

Apesar de durante esta noite os bombardeamentos terem continuado, e Kyiv estar sob recolher obrigatório deste as 20h, 18h em Lisboa, Zelensky diz que as negociações entre os dois países estão a tornar-se "mais realistas".

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

15h35 - Terminamos este registo. Pode continuar a acompanhar os acontecimentos da tarde e da noite aqui.

15h26 - Sanções à Rússia ineficazes por visarem oligarcas com paraísos fiscais

O Observatório Fiscal da União Europeia considera que as sanções económicas e individuais à Rússia, pela guerra da Ucrânia, podem "não atingir o seu objetivo" por visarem oligarcas apoiantes do regime russo que usam paraísos fiscais.

15h24 - África sofre fortes consequências económicas com invasão russa

Da Nigéria ao Maláui, os países africanos já sofrem com as consequências económicas da invasão russa da Ucrânia, com aumento dos preços dos bens básicos e do petróleo, suscitando receios de um aumento da pobreza em todo o continente.

15h22 - Alemanha rejeita proposta de envio de tropas de paz da NATO

O Governo alemão disse, esta quarta-feira, que não apoia a proposta apresentada na terça-feira pela Polónia de enviar tropas da NATO para a Ucrânia em missão de paz para garantir corredores humanitários.

15h19 - Lituânia apoia proposta polaca de envio de tropas de paz

A primeira-ministra sueca, Madalena Andersson, admitiu hoje o envio de mais armas para a Ucrânia se o conflito devido à invasão pelas forças russas se prolongar, depois de a Suécia ter rompido há dias a sua neutralidade.

15h15 - Lituânia apoia proposta polaca de envio de tropas de paz

O Presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, manifestou, esta quarta-feira, apoio ao envio de tropas de paz para a Ucrânia, em sintonia com a proposta avançada na terça-feira pela Polónia, com o objetivo de garantir corredores humanitários.

15h07 - Putin diz que Banco Central da Rússia não precisa 

O presidente da Ucrânia disse, esta sexta-feira, que o Banco Central da Rússia não precisava de imprimir mais notas, rejeitando assim que o país não tenha recursos financeiros suficientes para enfrentar a atual situação. Durante o discurso, que passou na televisão russa, segundo a Reuters, Vladimir Putin anunciou ainda que era serão precisas mudanças estruturais na economia e anunciou que iria apoiar as famílias com crianças.

14h56 - Amnistia considera trágico expulsar a Rússia do Conselho da Europa

A Amnistia Internacional considerou, esta quarta-feira, que a expulsão da Rússia do Conselho da Europa é "uma trágedia para as vítimas do Kremlin". A Rússia aderiu ao Conselho da Europa a 28 de fevereiro de 1996.

14h49 - Conselho da Europa expulsou formalmente a Rússia da organização

Numa reunião extraordinária esta manhã, o Comité de Ministros decidiu, no âmbito ao abrigo do artigo 8.º do Estatuto do Conselho da Europa, que a Federação Russa deixa de ser membro do Conselho da Europa, depois de 26 anos como membro.

14h40 - Rússia e Ucrânia já terão um "acordo de neutralidade"

O plano de neutralidade discutido pelas delegações russas estará assente em menos 15 pontos, avança o Financial Times. Segundo a publicação, a retirada das tropas russas do território ucraniano e a não entrada da Ucrânia na NATO serão duas das condições do acordo de paz provisório. Caso haja acordo, a Rússia vai cessar fogo em todas as cidades ucranianas.

14h33 - Lista de oligarcas russos sancionados continua a aumentar pela Europa

Um porta-voz do chanceler austríaco Karl Nehammer disse, esta quarta-feira, que haverá um aumento no número de oligarcas russos sancionados na Áustria. "Mais de 800 estão sinalizadas pelas sanções da União Europeia.

14h29 - "O Ocidente não vai triunfar em alcançar a dominância global", diz Putin

Vladimir Putin disse, esta quarta-feira, que "o Ocidente não ia triunfar" na alegada tentativa de "desmembrar" a Rússia. "Se o Ocidente pensa que a Rússia vai recuar, não compreende o país", disse, citado pela Reuters. 

14h17 - Tropas russas matam pelo menos dez civis na fila do pão em Chernihiv

As tropas russas terão bombardeado um grupo de civis na fila para o pão em Chernihiv, na Ucrânia, na manhã desta quarta-feira.O ataque provocou pelo menos dez mortos, e foi testemunhado por um jornalista local, Suspilne Chernihiv. Há imagens fortes a circular nas redes sociais, nas quais é possível ver os vários cadáveres no chão.

14h15 - Vítor Pereira deixa arbitragem da Federação Russa de Futebol

O português Vítor Pereira rescindiu por "mútuo acordo" com a Federação Russa de Futebol, deixando o cargo de presidente da Comissão de Arbitragem, que desempenhava desde 2021, anunciou na terça-feira o organismo.

14h13 - Federação defende corredores humanitários para pessoas com deficiência

A Humanitas - Federação Portuguesa para a Deficiência Mental pede ao Governo sensibilização e mais apoio para as pessoas com deficiência, que se encontram em "situações altamente frágeis" na Ucrânia.

14h05 - Jornalista russa interrogada por 14 horas está "extremamente" preocupada

Depois de interrogada durante 14 horas foi mesmo presente a tribunal e multada. Agora, diz-se preocupada com a própria segurança.

13h55 - Polícia russa de telecomunicações bloqueia mais 15 'media' digitais

A polícia russa de telecomunicações, Roskomnadzor, bloqueou esta quarta-feira os 'sites' de pelo menos mais 15 meios de comunicação, enquanto Moscovo reforça o controlo de informações publicadas na Internet sobre o conflito na Ucrânia.

13h42 - Soldados capturados mostram-se contra a guerra: "Todos seremos julgados"

Pilotos da força aérea russa, capturados pelas forças ucranianas, revelaram, numa entrevista exclusiva à CNN, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “deu ordens para cometer crimes”, ao contrário da narrativa contada por Moscovo, e que há uma inquietação generalizada entre as tropas. 

13h30 - "Eu tenho um pedido - precisamos de proteger os nossos céus"

Volodymyr Zelensky dirigiu-se ao Congresso dos Estados Unidos da América e recordou as tragédias passadas que atingiram os norte-americanos, pedindo ajuda para impedir os ataques aéreos da Rússia.

"Eu tenho um pedido - precisamos de proteger os nossos céus", disse, apelando à zona de exclusão aérea. "É pedir muito?".

13h16 -  Zelensky cita Martin Luther King para pedir ajuda dos EUA

O presidente ucraniano já discursa para o congresso dos EUA. Volodymyr Zelensky e recorreu a uma expressão ligada à história dos EUA para reforçar a necessidade de apoio doa EUA, sobretudo no que diz respeito à proteção do espaço aéreo.

"Precisamos de vocês. Lembrem-se de Pearl Harbor, do 11 de Setembro, um dia terrível", afirmou o presidente ucraniano no Congresso dos EUA a pedir que os norte-americanos se lembrem das pessoas que são atacadas quando ninguém o esperava.

"O nosso pedido de ajuda equivale ao vosso 'I Have a Dream'", acrescentou, referindo-se à famosa frase proferida por Marthin Luther King, num discurso em que falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro.

13h11 - Polícia russa de telecomunicações bloqueia mais 15 'media' digitais
 
A polícia russa de telecomunicações, Roskomnadzor, bloqueou hoje os 'sites' de pelo menos mais 15 meios de comunicação, enquanto Moscovo reforça o controlo de informações publicadas na Internet sobre o conflito na Ucrânia.

12h04 - Zelensky: "Não vamos baixar as armas"

O presidente ucraniano fez esta quarta-feira mais um vídeo, que foi partilhado pelo ministério da Defesa. “Estamos em casa a defender a Ucrânia. Não vamos baixar as armas”, disse Zelensky.

11h57 - Chefes de governo europeus que visitaram Kyiv regressaram à Polónia

Os chefes de governo da Polónia, da República Checa e da Eslovénia regressaram esta quarta-feira a território polaco depois da deslocação que efetuaram na terça-feira a Kyiv para demonstrar apoio à Ucrânia invadida pela Rússia.  

11h49 - Kremlin quer "compromisso" de Ucrânia desmilitarizada, mas Kyiv rejeita

Uma Ucrânia desmilitarizada como a Áustria ou a Suécia poderia ser visto como um "compromisso" nas negociações entre Moscovo e Kyiv. As afirmações foram feitas pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, esta quarta-feira, acrescentando que esse status neutro  permitiria ao país manter as suas forças armadas.

11h40 - Bebés nascidos de barriga de aluguer esperam por pais em abrigo de Kyiv

Os bombardeamentos em Kyiv não permitiram que os pais dos bebés nascidos em barrigas de aluguer os viessem buscar. Privados dos cuidados das famílias, os bebés são mantidos numa clínica improvisada na cave de um prédio residencial, na capital ucraniana.

11h35 - Jornalista que protestou com um cartaz em direto na televisão russa teme pela segurança

Marina Ovsyannikova, a jornalista russa que protestou contra a invasão das tropas russas na Ucrânia durante a emissão do Canal 1 russo, disse, esta quarta-feira, que teme pela sua segurança. Em declarações à Reuters, a russa diz ter esperanças de que o protesto não tem sido em vão.

11h16 - Menina que cantou 'Frozen' num abrigo já está a salvo na Polónia

Amelia, a menina de sete anos que foi filmada a cantar a música da Disney 'Frozen', enquanto estava num abrigo anti-bombas, em Kyiv, na Ucrânia, está a salvo na Polónia. O momento fez chorar algumas pessoas que se encontravam no abrigo

11h05 - Russos bombardeiam estruturas civis em Zaporizhzhya pela primeira vez

A Rússia bombardeou, esta quarta-feira, edifícios civis pela primeira vez em Zaporizhzhya. Segundo o governador da cidade, Oleksandr Starukh, revelou na plataforma Telegram, uma estação de comboios e o jardim botânico da cidade foram atingidos. Não haverá, segundo o responsável, vítimas mortais.

10h50 - Bielorrússia diz que está a fornecer energia à central de Chernobyl

O ministério da Energia da Bielorrússia anunciou, esta quarta-feira, que o país está a fornecer energia à central de Chernobyl.

10h41 - Investigador português defende "amplo debate" após proibição de canais russos, que diz ser uma 'linha vermelha' ultrapassada

O investigador do CIES-ISCTE Miguel Crespo defende que, na sequência da proibição de transmissão de canais russos na Europa deve haver um "amplo debate". O responsável considera que foi ultrapassada uma linha 'vermelha', já que esta decisão é, segundo diz, em tudo igual ao que os países democráticos têm criticado a própria Rússia de fazer. Miguel Crespo considerou ainda, em entrevista à Lusa, que a desinformação "que se propaga mais é a desinformação favorável à Ucrânia".
  

10h35 - "Não acreditem na condenação pública de Putin por parte dos seus cidadãos. Pode ser uma emboscada", escreve a vice-ministra da Defesa da Ucrânia

A vice-responsável pela pasta da Defesa na Ucrânia alertou, esta quarta-feira, os cidadãos ucranianos a existência de "emboscadas" por parte da oposição ao regime russo. "Não acreditem na oposição do país inimigo durante a guerra", escreveu Hanna Maliar no Facebook, alertando os cidadãos para não acreditarem em "pedidos de desculpa", "lágrimas" ou "passados comuns".

10h27 - População esfomeada ataca supermercados numa Kharkiv destruída

Kharkiv está sob fortes bombardeamentos há três semanas. A segunda maior cidade da Ucrânia está completamente destruída e já é apelidada de "terra de ninguém". A população que fica, esfomeada, invadiu supermercados e shoppings, retirando o que pôde para comer

10h19 - Vídeo mostra caças russos a atacar território ucraniano esta manhã

No 21.º dia de guerra os ataques russos em território ucraniano prosseguem. Veja aqui as imagens.

10h18 - Videojogos e mortos que mexem: sete "fake news" da guerra na Ucrânia

A invasão da Ucrânia pela Rússia e a guerra que se seguiu abriram uma nova frente de combate no ciberespaço, com "fake news", desinformação e propaganda 'online', com imagens antigas e até de videojogos. Conheça aqui os tipos de desinformação andam a circular.

10h09 - Depois da Rússia, a Bielorrússia: Suíça estendem sanções económicas ao país apoiante do Kremlin

A Suíça estendeu as sanções económicas contra a Bielorrússia, segundo anunciou o governo, esta quarta-feira, segundo a Reuters. O país junta-se assim à União Europeia, que a 2 e 9 de março alargou as sanções económicas ao país apoiante do governo de Moscovo.

10h01 - Mais de 3 mil carros vindos de Mariupol chegaram a Zaporizhzhia

A Câmara Municipal de Mariupol anunciou, esta quarta-feira, que 3.207 automóveis chegaram à cidade vindos de Zaporizhzhia. Segundo a mesma fonte publicou na plataforma Telegram, desde a sua chegada, ontem à noite, já deverão ter sido realojadas as mais de 3 mil pessoas, incluindo 772 crianças.

9h46 - Ministério dos Negócios Estrangeiros diz que acordo sobre "garantias de segurança" está próximo

Sergei Lavrov garantiu, esta quarta-feira, que um acordo sobre as garantias de segurança com a Ucrânia está prestes a acontecer. Segundo a Reuters, que cita a RBC News, outros assuntos como a liberdade de expressão e o uso da língua russa na Ucrânia estão a ser discutidos. Recorde-se que, esta manhã, o Zelensky disse que as negociações a Rússia estão a tornar-se "mais realistas".

9h41 - Eslovénia aprova estacionamento de forças da NATO no seu território

O Parlamento eslovaco autorizou, esta quarta-feira, o estacionamento no país de até 2.100 soldados estrangeiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), no contexto da invasão russa da Ucrânia.

9h36 - Biden desloca-se (pelo menos) a Bruxelas para na próxima semana

O presidente dos Estados Unidos vai reunir-se, a 24 de março, com os líderes da União Europeia. Os esforços de dissuasão e defesa com os aliados da NATO e as sanções económicas à Rússia serão os temas discutidos. A hipótese de Biden realizar outras visitas oficiais não foi descartada, segundo a Casa Branca.

9h32 - Os corredores humanitários são hoje uma "questão em aberto"

A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, disse, na manhã desta quarta-feira, que a Ucrânia espera a confirmação da abertura dos corredores por parte da Cruz Vermelha.

9h28 - Bento XVI lembra crianças "vítimas da arrogância dos adultos"

O Papa Francisco lembrou, esta quarta-feira, as crianças que fogem das bombas na Ucrânia e disse que são "vítimas da arrogância dos adultos", num discurso dirigido a um grupo de estudantes italianos antes da audiência geral.

9h24 - Restaurante 'trendy' de Kyiv troca menu de luxo por refeições de guerra

Antes da guerra, este restaurante servia refeições de luxo a um público essencialmente jovem ou a turistas. Agora, mudou o seu menu para poder ajudar militares e os mais necessitados.

9h16 - Russos tomam hospital em Mariupol e fazem 400 reféns

As tropas russas ocuparam um hospital na cidade ucraniana de Mariupol e 400 pessoas estarão a ser feitas de reféns, avança a Sky News.

9h11 - Pelo menos 103 crianças morreram e mais de 100 ficaram feridas na Ucrânia

Pelo menos 103 crianças morreram e mais de 100 ficaram feridas na Ucrânia desde a invasão do país pelo exército russo, segundo o último relatório publicado hoje pela Procuradoria-Geral ucraniana.

9h03 - Sasha, a jornalista que morreu para mostrar o que se passava na Ucrânia 

A jornalista ucraniana Oleksandra 'Sasha' Kuvshynova morreu, na segunda-feira, num ataque junto a Kyiv, quando acompanhava a equipa norte-americana da Fox News. Oleksandra foi a terceira jornalista confirmada a ser morta no conflito, num ataque que matou também o repórter de imagem Pierre Zakrzewski e feriu o correspondente da Fox News Benjamin Hall.

8h36 - "De forma nenhuma a Ucrânia vai entrar na NATO num futuro próximo", diz Boris Johnson

O primeiro-ministro do Reino Unido disse, na terça-feira, que a Ucrânia poderia desistir de tentar juntar-se à aliança militar da NATO. "Falei com Volodymyr novamente ontem e é claro que entendo o que diz sobre a NATO e a posição tomada. Toda a gente sempre disse - e deixámos isso claro para Putin - de forma nenhuma a Ucrânia vai entrar na NATO num futuro próximo", referiu, citado pela Sky News.

8h18 - Míssil russo atinge prédio de 12 andares em Kyiv

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas esta quarta-feira, após um míssil russo ter atingido um edifício residencial de 12 andares em Kyiv, segundo informaram os Serviços de Emergência ucranianos.

8h10 - Comunidade Hindu lança plataforma de emprego e aulas para ucranianos
 
A Comunidade Hindu de Portugal vai facultar gratuitamente aulas de português a cidadãos ucranianos, à semelhança do que já fez com refugiados afegãos, e prevê lançar dentro de meses uma plataforma de apoio ao emprego.
  

8h05 - FMI alerta para eventual crise económica a nível global

O Fundo Monetário Internacional alertou, esta semana, que o conflito na Ucrânia poder ter um impacto "devastador" na economia global.

8h01 - Michelin suspende produção de pneus na Rússia e exportação para o país

A Michelin suspendeu a atividade na sua fábrica de pneus na Rússia e também as exportações que fazia para aquele mercado, perante os fortes distúrbios causados pela guerra na Ucrânia e o impacto das sanções ocidentais contra Moscovo.

7h34 - Trump atribui "lentidão" de Biden à guerra a "conflito de interesses"

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou hoje o atual chefe de Estado de ter uma "resposta lenta" à invasão russa da Ucrânia, garantindo que a alegada demora deve-se a um "conflito de interesses" da família de Joe Biden.

7h36 - Exigências da Rússia "mais realistas", diz Zelensky

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta quarta-feira que as exigências da Rússia durante as negociações estão a tornar-se "mais realistas" após quase três semanas de guerra.

7h32 - Kyiv diz que quarta alta patente do exército russo morreu em combate
 
Responsáveis ucranianos disseram que o major-general Oleg Mityaev, que comandava a 150.ª divisão de fuzileiros motorizados russa, foi morto na terça-feira em combate, na cidade ucraniana de Mariupol, cercada pelas forças russas.

7h21 - Forças armadas dizem ter abatido oito helicópteros russos

"Como resultado do trabalho das unidades das Forças de Defesa da Ucrânia na área de Chernobyl, o inimigo perdeu sete helicópteros de combate", informaram as Forças Armadas ucranianas, num comunicado publicado na rede social Facebook.

7h14 - Ministros da Defesa da NATO voltam a reunir-se hoje em Bruxelas

Os ministros da Defesa da NATO realizam esta quarta-feira uma nova reunião extraordinária em Bruxelas consagrada à guerra lançada pela Rússia na Ucrânia, durante a qual terão oportunidade de falar da situação no terreno com o homólogo ucraniano, por videoconferência.

7h - Bom dia. Damos início  um novo registo de acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar aqui o anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório