Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Suíça estende sanções económicas à Bielorrússia

O país adotou as sanções já impostas pela União Europeia, a 2 e 9 de março.

Suíça estende sanções económicas à Bielorrússia

A Suíça reforçou as sanções económicas contra a Bielorrússia, segundo anunciou o governo, esta quarta-feira, citando o apoio do país do leste europeu à invasão da Ucrânia pela Rússia.

O país, que já tinha decidido abandonar a sua posição tradicionalmente neutra com a Rússia, decidiu estender as sanções económicas, já impostas pela União Europeia a 2 e 9 de março, à Bielorrússia, conta a Reuters.

Estas sanções são, principalmente, comerciais e financeiras. "São muito semelhantes às medidas já impostas à Rússia pela UE e pela Suíça", pode ler-se em comunicado emitido pelo governo helvético, que esclarece ainda que "as alterações entram em vigor ao meio-dia do dia 16 de março".

Incluem, entre outras, uma proibição de exportação de artigos de dupla utilização, ou seja, que possam ser utilizados tanto para fins militares como civis. Está também "proibida a exportação de mercadorias que possam contribuir para o aprimoramento militar e tecnológico da Bielorrússia ou para o desenvolvimento do setor de defesa e segurança" e os bancos bielorrussos listados estão excluídos do SWIFT, o sistema internacional de mensagens para transações financeiras.

Recorde-se que em causa está a ofensiva militar levada a cabo pela Rússia, a 24 de fevereiro, na Ucrânia que já causou pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: Covid-19. Suíça condenada por ter proibido protestos durante restrições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório