Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Lavrov diz que acordo sobre "garantias de segurança" está próximo

Ministro dos Negócios Estrangeiros admite que as negociações não são fáceis, mas estarão a caminhar para alguns consensos.

Lavrov diz que acordo sobre "garantias de segurança" está próximo
Notícias ao Minuto

10:01 - 16/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou hoje que a Rússia e a Ucrânia estão próximas de chegar a um acordo para garantir a segurança no país.

"As negociações não são fáceis, pelos motivos óbvios", afirmou, citado pela Reuters, referindo, porém, que "existe alguma esperança em chegar a um compromisso".

"Há uma série de formulações dos acordos com a Ucrânia sobre o estatuto de neutralidade e garantias de segurança que estão prestes a ser alcançadas", afirmou o chefe da diplomacia russa, segundo a agência noticiosa russa Interfax.

Também o presidente ucraniano afirmou que as exigências da Rússia durante as negociações estão a tornar-se "mais realistas" após quase três semanas de guerra.

"Ainda são necessários esforços, é preciso paciência", disse Zelensky. "Qualquer guerra termina com um acordo", afirmou num discurso dirigido ao seu povo.

A guerra na Ucrânia teve início no dia 24 de fevereiro. Desde então, representantes dois dois países já se reuniram em quatro rondas de negociações, não tendo até hoje chegado a acordo. 

A Ucrânia tem exigido um cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas do seu território.

Da parte de Moscovo, o objetivo é assegurar o estatuto neutro da Ucrânia, segundo a agência noticiosa russa Sputnik.

"As negociações em curso [destinam-se a] assegurar o estatuto militar neutro da Ucrânia no contexto das garantias de segurança para todos os participantes neste processo, no contexto da desmilitarização da Ucrânia, para que nenhuma ameaça à Rússia venha do seu território", afirmou anteriormente Lavrov.

Leia Também: Rússia ataca objetivos civis em Zaporizhzhia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório