Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia ataca objetivos civis em Zaporizhzhia

O Exército russo atacou hoje, pela primeira vez, objetivos civis na cidade de Zaporizhzhia, disse Oleksandr Starukh, responsável pela administração da região militar do sul da Ucrânia, através de uma mensagem na rede social Telegram.  

Rússia ataca objetivos civis em Zaporizhzhia
Notícias ao Minuto

09:28 - 16/03/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Em Zaporizhzhia encontra-se situada a maior central nuclear da Europa e que está atualmente sob o controlo das tropas russas, que invadiram a Ucrânia no passado dia 24 de fevereiro.

"A manhã não foi boa. A principal notícia é que pela primeira vez em Zaporizhzhia foram bombardeados objetivos civis", disse o responsável militar ucraniano na região. 

De acordo com Starukh, os mísseis que foram lançados pelas tropas russas atingiram a zona da estação ferroviária Zaporiyia-2, perto do Jardim Botânico da cidade ucraniana.

Segundo o mesmo responsável não há relato de vítimas. 

Starukh confirmou que mais de três mil deslocados internos, incluindo 722 crianças, procedentes da cidade sitiada de Mariupol, no Mar de Azov, conseguiram alcançar Zaporizhzhia através de um corredor humanitário.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: Negociações "mais realistas"; Kyiv continua a ser bombardeada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório