Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Teatro com palavra 'crianças'; Autarca trocado por militares

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Teatro com palavra 'crianças'; Autarca trocado por militares

A Ucrânia e a Rússia terão chegado esta tarde a um plano de paz provisório, que cessará a guerra em solo ucraniano, depois de nova ronda de negociações. Uma das condições impostas pelos russos para o cessar-fogo exige que a Ucrânia não adira à NATO, algo que já tinha sido admitido por Volodymyr Zelensky.

As tropas russas continuam a tentar cercar Kyiv, sem sucesso. A capital está a ser constantemente bombardeada e as autoridades impuseram um recolher obrigatório de 35 horas que durará até amanhã.

Putin e Zelensky discursaram esta tarde, mas enquanto o russo não mencionou o homólogo ucraniano e acusou o Ocidente de querer "cancelar" a Rússia, Zelensky citou Martin Luther King Jr. ao Congresso norte-americano e pediu mais apoio aéreo.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), já fugiram da Ucrânia mais de três milhões de refugiados.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h00 - Boa noite. Encerramos por agora a nossa cobertura AO MINUTO da guerra na Ucrânia. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira.

23h54 - França culpará a Rússia se armas químicas forem usadas na Ucrânia

A França considerará a Rússia responsável por qualquer tipo de utilização de armas químicas ou bacteriológicas no contexto da guerra na Ucrânia, disse esta terça-feira o ministro francês dos Negócios Estrangeiros Jean-Yves Le Drian, em declarações ao jornal Le Parisien.

23h48 - Britânicos dizem que russos estão a usar armas antiquadas e pouco precisas

O Ministério da Defesa britânico, no seu relatório ao final do dia de hoje, disse que a Rússia terá usado uma grande parte do arsenal militar aéreo planeado antes da invasão e estará a usar armas mais antiquadas e menos precisas. Estas armas, diz o governo, são "menos eficazes e provavelmente resultarão em mais baixas civis".

23h30 - "Tolerância zero" face a crimes contra crianças na Ucrânia, garante TPI

O procurador-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI) ressalvou, esta quarta-feira, a importância de insistir na "tolerância zero" face aos crimes sexuais e de género, bem como aos crimes contra crianças, numa altura em que os combates se intensificam na Ucrânia, reporta a Reuters.

23h28 - Espanha apreende terceiro iate cumprindo sanções a oligarcas russos

As autoridades espanholas anunciaram hoje a apreensão de um iate atracado no porto de Tarragona, no nordeste de Espanha, para determinar se pertence a um dos oligarcas russos sancionados pela União Europeia devido à invasão da Ucrânia.

23h25 - Roubados 400 coletes à prova de bala em Nova Iorque com destino à Ucrânia

Uma organização não-governamental em Nova Iorque foi assaltada, tendo sido roubados 400 coletes à prova de bala que foram doados por polícias e tinham como destino a Ucrânia. Citadas pela Sky News, as autoridades disseram que os coletes eram destinados a pessoal civil e médico, e não para soldados ucranianos.

23h20 - Ucrânia trocou nove soldados russos pela liberdade de autarca 'raptado'

A Ucrânia terá 'devolvido' a Moscovo nove militares russos capturados durante a guerra no país, em troca da liberdade do presidente da Câmara de Melitopol, Ivan Fedorov. A informação foi avançada pela agência noticiosa ucraniana Interfax, que cita um alto funcionário governamental.

23h14 - Palavra 'Crianças' escrita no chão junto a teatro bombardeado em Mariupol

Imagens de satélite divulgadas nas redes sociais mostram que o teatro que foi bombardeado em Mariupol, onde estavam abrigados pelo menos mil civis (incluindo crianças), fora identificado para prevenir um ataque russo. No chão, dos dois lados do edifício, foi escrita a palavra 'Crianças' há dois dias, mas o edifício foi atacado na mesma e ainda não se sabe o número de vítimas.

O negociador ucraniano Mykhailo Podolyak publicou imagens de satélite do teatro, e descreveu o ataque como sendo de "particular crueldade".

23h05 - Canadá restringe espaço aéreo a aviões bielorrussos

O ministro dos Transportes do Canadá, Omar Alghabra, anunciou através do Twitter que o país fechou o seu espaço aéreo a aviões da Bielorrússia, devido ao apoio do regime de Lukashenko a invasão russa na Ucrânia.

22h53 - UE está empenhada em cooperar com EUA para "reconstruir" a Ucrânia

A União Europeia (UE) quer trabalhar com os Estados Unidos para "reconstruir" a Ucrânia após a guerra iniciada pela Rússia, disse hoje o vice-presidente da Comissão Europeia para as Relações Interinstitucionais, Maros Sefcovic, numa visita a Washington.

22h50 - Eslováquia disposta para ceder sistemas de defesa antiaérea S-300 a Kyiv

A Eslováquia está disponível para transferir os seus sistemas de defesa antiaérea S-300 para a Ucrânia e pretende discutir este apoio durante a visita, esta quinta-feira, do secretário de Defesa dos EUA, revelou hoje fonte governamental.

22h41 - Scholz entende que seja Ucrânia a decidir o que aceitar nas negociações

O chanceler alemão, Olaf Scholz, defendeu hoje que deve ser a Ucrânia a decidir o desfecho que pretende aceitar nas negociações com a Rússia, mas reiterou que o papel da União Europeia passa pelo fortalecimento da posição de Kyiv.

22h29 - Mais de seis mil pessoas resgatadas de Mariupol

Depois de dezenas de milhares de pessoas terem sido resgatadas de Mariupol na terça-feira, o governo ucraniano, citado pelo Kyiv Independent, anunciou que foram resgatadas hoje mais 6426 pessoas, incluindo mais de duas mil crianças. No entanto, a ajuda humanitária continua a ter muitas dificuldades em chegar à cidade e os relatos de quem sobrevive em Mariupol são cada vez mais sombrios.

22h12 - Jornalista britânico da Fox News ferido na Ucrânia já deixou o país

O jornalista britânico que ficou ferido enquanto realizava a cobertura da guerra russo-ucraniana para a Fox News já foi retirado da Ucrânia, revelou hoje o canal de televisão norte-americano.

22h09 - Vídeo falso de Zelensky a promover rendição tornou-se viral

Esta quarta-feira, um vídeo fabricado artificialmente que circulou nas redes sociais demonstrou o presidente ucraniano a pedir aos ucranianos para baixarem as armas e se renderem aos invasores russos. O diretor de políticas de segurança do grupo Meta (que detém o Facebook, o Instagram e o WhatsApp) disse que as redes do grupo fizeram um esforço para apagar o vídeo, mas ainda é possível vê-lo no Twitter.

Os utilizadores rapidamente perceberam as discrepâncias no 'deep fake' (nome dado a vídeos falsos fabricados digitalmente com uma boa aproximação à realidade), no discurso e a imagem manipulada digitalmente de Zelensky.

21h57 - Sons semelhantes a explosões na Bielorrússia. Oposição fala em mísseis

Meios de comunicação social da Bielorrússia estão a reportar a ocorrência simultânea daquilo que parecem ser sons semelhantes a explosões em várias cidades do país, informa a Deutsche Welle, que acrescenta que as informações relativamente a este eventos estão ainda a ser esclarecidas.

21h46 - Tribunal dos Direitos Humanos deixa de examinar processos contra a Rússia

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) vai deixar de examinar os processos judiciais contra a Rússia, depois daquele país ter sido expulso do Conselho da Europa, com a aprovação do Comité de Ministros, foi hoje anunciado.

21h17 - Ataque a prédio em Cherniguiv fez cinco mortos, incluindo três crianças

Cinco corpos, incluindo de três crianças, foram encontrados nos escombros de um prédio habitacional atingido por um ataque russo em Cherniguiv, no norte da Ucrânia, revelou hoje fonte da proteção civil.

21h10 - Hospitais estão a tornar-se "alvos de guerra", adverte OMS

Os serviços hospitalares estão a tornar-se um "alvo de guerra", alertou esta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz ainda que o sistema de saúde da Ucrânia está "à beira do abismo", na sequência dos ataques que têm sido perpetrados pelas tropas russas.

20h57 - Ucranianos acolhidos em Portugal ficaram em casa de amigos ou familiares

A esmagadora maioria dos ucranianos que fugiram da guerra e chegaram a Portugal foram acolhidos em casa de amigos ou familiares que já residiam no país, disse hoje a secretária de Estado da Administração Interna.

20h45 - "A chegar mais". 300 alunos ucranianos inscritos em escolas portuguesas

Trezentos estudantes ucranianos fugidos da guerra estão inscritos oficialmente nas escolas portuguesas, e estão "a chegar mais", segundo um balanço feito hoje pelo ministro da Educação.

20h42 - Biden acusa Putin de ser um "criminoso de guerra". Kremlin diz que declaração é "imperdoável"

Depois do presidente norte-americano ter dito pela primeira vez que Vladimir Putin é um "criminoso de guerra", o Kremlin reagiu afirmando que as declarações de Biden são "inaceitáveis". Segundo a agência TASS, citada pelo The Guardian, o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, disse que considera "inaceitável e imperdoável tal retórica do chefe de Estado, cujas bombas mataram centenas de milhares de pessoas em todo o mundo".

20h38 - Portugal concedeu até hoje 11.803 pedidos de proteção temporária

Portugal concedeu até hoje 11.803 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo a última atualização feita à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

20h02 - 21.º dia. Primeiros sinais de diplomacia, Conselho Europeu expulsa Rússia

Russos e ucranianos deram hoje os primeiros sinais de esperança para um acordo que coloque fim à guerra iniciada por Moscovo em 24 de fevereiro, no dia em que o Conselho Europeu expulsou a Rússia. Os principais acontecimentos desta quarta-feira.

19h52 - Conselho Económico e Social ucraniano acusa Rússia de genocídio

O Conselho Económico e Social ucraniano enviou uma carta aos congéneres europeus a acusar a Rússia de genocídio e a dizer que o país invasor deve ser excluído da Associação Internacional de Conselhos Económicos e Sociais (AICESIS), foi hoje divulgado.

19h24 - França abre processo de crime de guerra sobre morte de repórter da Fox News

A agência de notícias France Press avançou que a França abriu um processo para averiguar se a morte do repórter de imagem Pierre Zakrzewski foi um crime de guerra. Zakrzewski e a jornalista Oleksandra Kurshynova morreram em reportagem quando o veículo onde seguiam foi atingido pelos russos.

19h17 - José Luís Carneiro alerta para consequências económicas da guerra

O secretário-geral-adjunto do PS, José Luís Carneiro, alertou hoje para as consequências económicas da guerra na Ucrânia, sublinhando que, mesmo com "todo o apoio económico", haverá privação de bens críticos à qual os cidadãos irão reagir.

19h09 - Biden disse diretamente que Putin é um "criminoso de guerra"

Na sua intervenção desta tarde, em que anunciou um novo pacote de apoio à Ucrânia e o envio de milhares de armas e sistemas de defesa, o presidente norte-americano Joe Biden acusou o homólogo russo, Vladimir Putin, de ser um "criminoso de guerra". Biden já chamou muitos nomes a Putin, como autocrata ou ditador, mas foi a primeira vez que usou este termo.

18h45 - Há portugueses a combater na Ucrânia. Governo discorda do "procedimento"

Pelo menos sete portugueses estão na Ucrânia com objetivos militares, confirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, sublinhando que Portugal não concorda com o procedimento destas pessoas, a que se referiu como "combatentes entre aspas".

18h43 - Presidente da câmara de Melitopol resgatado

O autarca de Melitopol foi resgatado pelas tropas ucranianas, depois de ter sido raptado pelos russos. Os serviços de comunicação do governo ucraniano publicaram um vídeo de Ivan Fedorov a falar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

18h38 - "Drama humano". Moldova pede ajuda à UE para resolver vaga de refugiados

A Presidente da Moldova disse hoje que permanecem 100.000 refugiados ucranianos naquele país, que tem cerca de 2,6 milhões de habitantes, apelando à ajuda da União Europeia para enfrentar esta vaga sem precedentes e para solucionar este "drama humano".

18h20 - PAN propõe "sessão de boas-vindas" na AR com participação de Zelensky

O PAN propôs hoje ao presidente da Assembleia da República a organização de "uma sessão solene de boas-vindas" ao presidente da Ucrânia, com a participação à distância de Volodymyr Zelensky, na Comissão Permanente do parlamento.

18h16 - Governo ucraniano descreve ataque a teatro como "crime de guerra hediondo"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, descreveu esta quinta-feira o ataque russo a um teatro em Mariupol como "um crime de guerra hediondo" e salientou que os russos "não tinham como não saber que era um abrigo de civis".

18h05 - Analista considera que Rússia continuará a expandir influência em África

A Rússia vai continuar a expandir a sua influência junto dos parceiros africanos, procurando maximizar apoios em países como Angola, que, no entanto, mantém portas abertas no mundo ocidental, estima um analista do Centro Africano de Estudos Estratégicos (CAEE).

17h52 - Zelensky agradece apoio da Turquia

A Turquia tem assumido uma posição de mediadora nesta guerra, acolhendo os negociadores ucranianos e russos e mostrando-se disponível para receber uma cimeira entre Zelensky e Putin. O presidente ucraniano agradeceu esta tarde o "importante" apoio diplomático de Erdogan.

17h33 - Falso voluntário cobra 4 mil euros para retirar pessoas da Ucrânia

Apresenta-se como Nikolai, faz-se passar por voluntário para uma associação de ajuda aos refugiados em Espanha. Às famílias ucranianas que vivem em Girona, oferece-se - a troco de 4.000 euros - para retirar do país os membros da família que ficaram presos na guerra.

17h31 - Biden: "O mundo está unido na determinação de fazer Putin pagar um preço muito elevado"

O presidente norte-americano, Joe Biden, assinou esta quinta-feira uma nova ordem que permitirá um aumento do apoio financeiro e militar à Ucrânia, nomeadamente 80 sistemas antiaéreos, drones e milhares de armas de menor porte, depois de Zelensky ao Congresso ter pedido mais ação por parte do Ocidente. Biden salientou a coragem do povo ucraniano, que “inspira todo o mundo”, e afirmou que "o mundo está unido na determinação de fazer Putin pagar um preço muito elevado".

Biden, no entanto, admitiu que a guerra será "uma batalha difícil e longa", e pediu que os países não esmorecessem no seu apoio à Ucrânia.

17h20 - Papa e patriarca russo falaram sobre a guerra

Os líderes das igrejas Católica e Ortodoxa russa, o papa Francisco e o patriarca Kirill, falaram hoje por telefone sobre a guerra na Ucrânia, indicaram fontes do Vaticano citadas pela agência noticiosa espanhola Efe.

17h15 - Nova resolução na ONU sobre ajuda humanitária "muito em breve"

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, poderá vir a intervir na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde uma resolução sobre ajuda humanitária à Ucrânia poderá ser votada "muito em breve", disseram hoje diplomatas.

17h10 - EUA e aliados lançam 'task force' conjunta para combater oligarcas russos

s Estados Unidos e os seus aliados lançaram, esta quarta-feira, uma 'task force' multilateral para combater os oligarcas russos, reporta a Reuters. Em causa está uma medida que pretende aumentar a cooperação no congelamento de bens destes indivíduos, numa altura em que o Ocidente aumenta a pressão sobre Moscovo devido à sua invasão sobre a Ucrânia.

17h04 - Russos bombardearam teatro em Mariupol com mil pessoas no interior

A Reuters avançou que houve um bombardeamento russo a um teatro em Mariupol, onde estavam abrigadas mil pessoas, incluindo várias crianças. Vários jornalistas no local confirmaram o ataque e alertaram para um crime de guerra gravíssimo, sendo que o número de vítimas é desconhecido.

16h58 - Plano de paz conhecido apresenta apenas o "lado russo", avisa Kyiv

O plano de paz avançado pelo Financial Times, que aponta para 15 pontos que terão sido acordado entre Rússia e Ucrânia para um cessar-fogo, só demonstra "o lado russo", avisa o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak.

16h50 - Vídeo demonstra veículos russos estacionados em casas

Segundo o vídeo publicado por órgãos ucranianos, os invasores terão usado edifícios residenciais para guardar veículos e tanques que abandonaram.

16h45 - Rússia aceita reunião de Putin e Zelensky se for para haver acordo

A Rússia reafirmou hoje que está disposta a aceitar uma cimeira entre o seu Presidente, Vladimir Putin, e o da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se o objetivo for para alcançar um acordo e não para "reunir-se por reunir".

16h40 - Putin compara sanções do Ocidente a perseguições antissemitas

O Presidente russo, Vladimir Putin, comparou hoje as sanções contra a Rússia a perseguições antissemitas e prometeu ajudar os alvos da reação ocidental à invasão da Ucrânia, que qualificou como um sucesso.

16h30 - NATO vai reforçar posições a leste mas recusa no conflito com Rússia

A NATO vai reforçar as defesas na Europa oriental, mas sem atravessar as fronteiras da Ucrânia, invadida pela Rússia, disse hoje, em Bruxelas, o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.

16h20 - Município da Chamusca acolhe quase 50 refugiados ucranianos

O concelho da Chamusca recebeu, na passada terça-feira, 48 refugiados ucranianos, dos quais 28 mulheres, uma delas grávida, 10 homens, um bebé com dois meses e nove crianças, que ficarão instalados temporariamente no Edifício São Francisco.

16h10 - Tribunal Internacional de Justiça ordena à Rússia que cesse invasão

O Tribunal Internacional de Justiça da ONU (Organização das Nações Unidas) ordenou, esta quarta-feira, à Rússia a interrupção da sua invasão sobre a Ucrânia, noticia o The Washington Post. 

16h03 - Peskov diz que é "muito cedo" para divulgar acordo de paz com Ucrânia

O porta-voz do Kremlin afirmou, esta quarta-feira, que é "demasiado cedo" para divulgar um eventual acordo sobre as negociações de paz com a Ucrânia, de acordo com a agência estatal RIA, citada pelo The Guardian.

16h00 - ONU confirma morte de pelo menos 726 civis em 20 dias de guerra

A guerra na Ucrânia fez pelo menos 726 mortos e 1.174 feridos entre a população civil nos primeiros 20 dias de combates, indicou hoje o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

15h58 - "Não estamos ainda em condições de ter uma missão de paz na Ucrânia"

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, esteve, esta quarta-feira, em Bruxelas, na Bélgica, para uma reunião com os restantes ministros da defesa dos países pertencentes à NATO, onde se discutiu não só o conflito entre a Rússia e a Ucrânia como a defesa e dissuasão da organização a médio e longo prazo.

15h56 - Haia pede fim da invasão. Zelensky fala de "vitória completa"

O Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, exigiu esta quarta-feira que a Rússia parasse a invasão na Ucrânia, e decretou que não existem quaisquer provas sobre a queixa dos russos, que acusaram os ucranianos de genocídio contra russófonos em Lugansk e Donetsk. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a decisão é "uma completa vitória".

15h48 - Jens Stoltenberg garante que tropas da NATO não vão entrar na Ucrânia, mas pede mais investimento

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, frisou esta quarta-feira, depois de uma reunião com os ministros de Defesa da Nato, que a aliança não irá colocar tropas em território ucraniano nem impor uma zona de exclusão aérea, acreditando que "o sofrimento humano" iria piorar.

Stoltenberg salientou, no entanto, que os planos de defesa estão prontos a atuar, caso seja necessário, e pediu aos países para aumentarem o investimento na defesa em pelo menos 2% do PIB.

15h44 - OMS registou 43 ataques a infraestruturas e trabalhadores de saúde

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, informou esta quarta-feira que houve pelo menos 43 ataques russos a infraestruturas de saúde, hospitais e trabalhadores ucranianos desde o início da invasão. Citado pelo The Guardian, Ghebreyesus salientou as dificuldades de cirurgiões e médicos de organizações não-governamentais ajudarem a população, perante os contínuos bombardeamentos.

15h38 - EUA e Rússia estabelecem primeiro contacto formal desde invasão russa

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, conversou hoje com o secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev, naquele que foi o primeiro contacto formal entre Washington e Moscovo desde a invasão russa da Ucrânia.

15h30 - Zelensky pede mais sanções. “Até que a máquina de guerra russa pare"

O presidente da Ucrânia pediu, esta quarta-feira, que os Estados Unidos (EUA) ajudem o país a combater a invasão das tropas russas no país, seja a partir da inclusão de uma zona de exclusão aérea, seja com a imposição de mais sanções à Rússia, do encerramento dos mercados russos, ou fazendo pressão sobre a Duma.

15h30 - Alemanha rejeita proposta de envio de tropas de paz da NATO

O Governo alemão disse hoje que não apoia a proposta apresentada na terça-feira pela Polónia de enviar tropas da NATO para a Ucrânia em missão de paz para garantir corredores humanitários.

15h30 - Figueira da Foz recebeu hoje meia centena de refugiados

Cerca de meia centena de refugiados ucranianos chegaram hoje à Figueira da Foz, vindos da Eslováquia, onde se encontravam num campo de refugiados, num autocarro que arrancou da cidade no sábado.

15h30 - Boa tarde. Recomeçamos a nossa cobertura AO MINUTO sobre a invasão russa na Ucrânia que iniciamos esta amanhã. Pode recordar essa cobertura aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia e Ucrânia já terão plano para alcançar a paz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório