Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Russos tomam hospital em Mariupol e fazem 400 reféns

Situação foi denunciada pela vice-primeira-ministra ucraniana, refere a Sky News.

Russos tomam hospital em Mariupol e fazem 400 reféns
Notícias ao Minuto

09:03 - 16/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Conflito

As tropas russas ocuparam um hospital na cidade ucraniana de Mariupol e 400 pessoas estarão a ser feitas de reféns, avança a Sky News.

Segundo a vice-primeira-ministra ucraniana, Olga Stefanishyna, as forças russas estarão a usar o hospital como abrigo e estarão a disparar através deste local, violando os corredores humanitários criados na zona.

Entre os reféns estão doentes e profissionais médicos escreve o ABC espanhol.

Recorde-se que a cidade está cercada há vários dias, e por diversas vezes têm falhado as tentativas de retirar as pessoas da cidade, ou de fazer chegar comida e medicamentos ao local.

Situada a cerca de 55 quilómetros da fronteira russa e a 85 quilómetros do bastião separatista de Donetsk, Mariupol é a maior cidade ainda controlada por Kyiv na bacia do Donbass, que inclui as regiões de Donetsk e Lugansk.

A tomada por Moscovo desta cidade de 450.000 habitantes, situada nas margens do mar Azov, constituiria uma importante viragem na invasão da Ucrânia, ao permitir a ligação entre as forças russas vindas da Crimeia, que já controlam os portos de Berdiansk e Kherson, às tropas separatistas e russas no Donbass.

Leia Também: Cerca de 2.000 viaturas saíram de Mariupol por corredor humanitário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório